Brasil Info TV: A inspiração do Brasil!

Por estes dias muito se tem falado das produções nacionais, muito por causa das nomeações de Remédio Santo e Rosa Fogo para mais um Emmy Internacional. Apesar de terem perdido a estatueta para uma produção brasileira, O Astro, a verdade é que estas nomeações e vitórias aproximam cada vez mais os dois países a nível das suas produções. Prova disso é os colóquios que se fazem com vários atores e autores de ambos os lados.

Agora, com novas novelas a serem escritas a nível nacional, a inspiração nas tramas brasileiras foi logo notada pelas poucas informações que foram surgindo ou pelo que já foi visto. Se em Doida Por Ti está bem patente o estilo e forma de humor de Walcyr Carrasco, autor de Morde & Assopra e Caras & Bocas, a próxima novela de António Barreira também já dá que falar. Desde logo pela trama principal, que envolve duas pessoas iguais sem serem da mesma família, algo visto recentemente em Cheias de Charme, e também a história da cantora pimba que vai ser vivida por Maria João Bastos nos remete para a mesma novela brasileira.

Mas nem só a TVI se inspira nas produções brasileiras, a SIC, como parceira de longa data da Globo, tem nas suas produções uma clara marca da estação, que vai desde o argumento à forma como são programados os episódios.

Com isto os dois países têm muito mais em comum nas suas produções do que aquilo que fazem querer ou pensam. Prova disso é as constantes nomeações de produtos de ambos os países para os Emmy de Melhor Telenovela a nível mundial.

Em vez de guerras ou disputas, as principais estações que apostam nas novelas deviam-se unir e trabalhar em conjunto para melhor a qualidade das suas produções e divulgar e incentivar um intercâmbio cultural. Portugueses e brasileiros iriam agradecer e talvez isso fizesse com que disputas e acusações ocas e por vezes infantis parassem de acontecer.

Anselmo Oliveira

Licenciado em Educação Social pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, desde cedo apostou na internet e na divulgação de tudo o que passava no pequeno e grande ecrã. Depois de três anos à frente do Por Outro Olhar surgiu a hipótese de melhorar a oferta aos leitores a nível de conteúdos e com isto surgiu o Quinto Canal, onde se encontra atualmente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *