Tem agora inicio a segunda edição da sua Audiência Média. A semana ficou marcada pela transmissão de dois grandes jogos de futebol, que mostraram prender o telespetador depois de alcançarem audiências estrondosas como vamos poder constatar mais à frente. Notaram-se ainda algumas subidas e descidas significativas na tabela que mede a percentagem audiométrica dos diversos programas ao longo da semana.

Todo o mundo das audiências em Portugal está prestes a ser analisado ao milímetro em mais uma Audiência Media.

Acompanhe-nos…

[divide]

Melhor da RTP

A estação pública transmitiu na passada quarta-feira, 25 de abril, o jogo da Liga Campeões que colocou frente a frente o Real Madrid e o Bayern Munique. Para além das audiências, este foi um jogo que também surpreendeu em termos de resultado final quando a equipa alemã eliminou a equipa treinada pelo português José Mourinho. Os portugueses aderiram em massa a esta transmissão, em números, a partida alcançou 21,5% de rating e 43,4% de share, ficando assim em primeiro lugar, catalogado como programa mais visto do dia levando a RTP para a primeira posição dos canais generalistas.

Pior da RTP

Antes da entrada em vigor do novo plano de medição de audiências levado a cabo pela GFK, Preço Certo, apresentado por Fernando Mendes, era líder indiscutível  de audiências. Atualmente os valores desceram consideravelmente para, em alguns dias, metade do conseguido anteriormente. Ao longo da semana agora analisada o programa da RTP manteve-se firme na tabela, embora, ontem, sexta-feira, tenha descido de forma repentina até ao quinto lugar. Alcançou assim uma audiência média de 4,6% e um share de 15,6% descendo, em média, cerca de 2 pontos percentuais. Este acabou por ficar muito atrás da concorrência, visto que à mesma hora, na SIC, Morde e Assopra alcançava 9,1% de rating e aproximadamente 30,1% de share.

Melhor da SIC

Gosto Disto! tem sido a grande surpresa da estação de Carnaxide. Dia após dia consegue marcar afincadamente a sua posição, tendo já lugar marcado no pódio da tabela dos programas mais vistos da SIC. Esta é mais uma prova de que os portugueses precisam de humor e de boa disposição para conseguir ultrapassar mais facilmente os tempos de crise em que estamos envolvidos. Desta forma, César Mourão e Andreia Rodrigues têm feito um trabalho exemplar. Ao longo de toda a semana alcançou o primeiro lugar dos programas mais vistos da estação, sendo que o melhor resultado foi conseguido na passada segunda-feira. Neste dia o programa de humor conseguiu ser o mais visto do dia com 12,9% de audiência média e 28,9% de share.

Outro dos destaques da programação do canal de Francisco Pinto Balsemão foi o jogo do Athletic Bilbao com o Sporting CP, que alcançou os 26,4% de rating e os 55,2% de share. Esta foi uma semana de ouro para a SIC.

Pior da SIC

O talk-show apresentado por Conceição Lino foi outro dos programas que perdeu com a mudança na medição de audiências. Boa Tarde, depois de meses a liderar vê-se agora atrás do concorrente A Tarde É Sua. O melhor resultado foi conseguido na passada segunda-feira quando se ficou pelos 3,2% de rating e os 19% de share enquanto que no mesmo dia, o programa conduzido por Fátima Lopes, alcançou os 3,8% de audiência média e os 20,1% de share. Irá a margem entre a SIC e a TVI, neste horário, aumentar?

Melhor da TVI 

Esta foi uma semana um pouco atribulada para a TVI, tendo sido, mesmo assim, salva pela ficção que tem já um lugar bem presente nas preferências televisivas dos portugueses. No entanto, o que realça os bons resultados do quarto canal em horário nobre, principalmente nas noites de domingo, é A Tua Cara Não Me É Estranha 2. É o programa mais falado do momento ou não fosse também ele o mais visto da estação de Queluz de Baixo. No passado domingo o programa de entretenimento apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira venceu fortemente a concorrência com um rating de 18,1% e um share de 46,9%. O talent-show Ídolos, concorrente direto, não foi além dos 11,6% de audiência média e os 26,7% de quota média de mercado.

Pior da TVI

As manhãs da televisão portuguesa iniciam-se com o atualizar dos destaques noticiosos. Assim, o bloco informativo das manhãs da TVI não se tem mostrado muito convincente e parece não atrair as atenções dos portugueses. O Diário da Manhã fica, já sem surpresas, atrás da concorrência, apesar de as diferenças serem mínimas. No dia de ontem o noticiário matinal da TVI não foi além do 1% de rating e os 17,7% de share enquanto que Bom Dia Portugal, da RTP, ficou-se pelos 1,2% de audiência média e os 19,6% de share.

[divide]

Até para a semana!

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados