Audiência Média (19)

Já está em linha a décima nona edição da sua Audiência Média. Esta foi uma semana pautada, como tem acontecido nas anteriores, por um despique acesso de audiências, no entanto, destacamos a 74ª edição da Volta a Portugal em bicicleta que trouxe à RTP uma subida na tabela audiométrica. O passado domingo ficou marcado pelo regresso dos Filmes TVI depois de terem estado, durante meses, guardados nas gavetas da estação e o regresso não foi muito feliz. Como é já sabido, a ficção da SIC continua em alta, mesmo com as novelas brasileiras que continuam a ser muito requisitadas pelo público português. Nesse sentido, vamos analisar os resultados alcançados por O Astro, a trama de grande sucesso que é transmitida em horário nobre, no terceiro canal. Há ainda tempo para uma revisão dos minutos mais vistos da semana que passou.

Começa agora a sua rubrica dos sábados à noite… Seja bem-vindo!

[divide style=”2″]

A Vedeta 

 

Este é considerado por muitos o maior evento desportivo do verão em Portugal e vai já na sua 74ª edição que termina amanhã, dia 26 de agosto. Ao longo de diversas etapas, com diferentes graus de dificuldade, os corredores vão percorrendo os caminhos do país a lutarem pelo primeiro lugar no pódio. Foi conhecido esta semana o valor investido em cada edição, e ultrapassa em muito o meio milhão de euros. A RTP é a televisão responsável pela transmissão da prova, mas não é quem comparticipa na totalidade o valor indicado. Segundo responsáveis da prova, e da própria estação, a Volta a Portugal é uma mais-valia pois mostra aos próprios portugueses recantos do nosso país que muitas vezes desconhecemos.

As audiências é outro dos motivos que leva o primeiro canal a adquirir os direitos de transmissão: apesar de não serem extraordinários conseguem, visivelmente, aumentar o share geral da estação do Estado. No passado dia 19 de agosto, a emissão de mais uma etapa conseguiu 6,1% de audiência média (mais de 500 mil pessoas) e 22,4% de share, ficando mesmo catalogado como o segundo programa mais visto da estação, nesse dia. Mais uma prova de que realmente vale a pena. Eu gosto, e assisto sempre que possível pois mostra, como já foi referido, verdadeiros paraísos visuais e paisagens portuguesas que muita gente, possivelmente, nunca viu.

Quem viu?

As gravações decorreram no final do ano passado e, algumas, fizeram-se já no inicio de 2012, mas o resultado final acabou por ficar nas gavetas da TVI. Foram emitidos apenas 6 dos 20 telefilmes encomendados pela estação de Queluz de Baixo isto devido ao prolongamento e ao sucesso inesperado de A Tua Cara Não Me É Estranha que acabou por durar até ao final do mês de julho. Agora, no passado dia 19 de agosto, a estação decidiu retomar então a exibição dos filmes. Orfã do Passado foi a produção escolhida para reiniciar esta nova fase, no entanto, o desempenho audiométrico não foi muito convincente.

No horário nobre de domingo, o mais importante da televisão portuguesa, o filme TVI não conseguiu ir além dos 6% de rating e 18,5% de share. A concorrência do terceiro canal foi arrebatadora, com Ganha Num Minuto a fazer 9,9% de audiência média e 25,3% de quota média do mercado. Na RTP, à mesma hora, estava no ar a Corrida de Touros do Montijo que acabou por ficar para trás tendo sido assistida por menos de 400 mil pessoas e com um share de 14,9%. Irá o Telefilme TVI de amanhã surpreender pela positiva?

Programa de Topo?

A ficção transmitida pela SIC tem estado em alta. Nem mesmo as novelas brasileiras, compradas à TV Globo, desiludem na tabela audiométrica. Os portugueses mostram-se, também eles, fieis a estas produções e às grandes histórias que são escritas e produzida no outro lado do Atlântico. Há poucos anos atrás é que a estação de Carnaxide começou a apostar em ficção portuguesa, criada e desenvolvida em Portugal e o sucesso parece agora estar a ser reconhecido. Mas hoje o destaque vai para O Astro, a recente novela que já trouxe muitas alegrias ao terceiro canal.

Em audiências, a trama nunca nunca desiludiu, tendo feito, desde o seu primeiro episódio, resultados firmes que, apesar de não vencerem a concorrência, se tem mostrado muito lineares. Na passada quarta-feira, dia 22 de agosto, esta novela conseguiu cativar mais de um milhão de portugueses com um rating de 11,5% e uma quota média de mercado a rondar os 27,5%. Estes são números que continuarão a fazer sentido, neste horário e neste produto.

[divide]

Minutos mais vistos da semana (18 a 24 de agosto) 

Os programas, ao longo da sua emissão, sofrem picos de audiência e são exatamente os minutos mais vistos de alguns formatos que lhe damos agora a conhecer:

1º – Jornal das 8 (TVI) – 20h57 – 19 de agosto – 14,2% de rating e 33,7% de share

2º – Louco Amor (TVI) – 22h39 – 20 de agosto – 17,5% de rating e 38,9% de share

3º – Telejornal (RTP) – 20h48 – 21 de agosto – 9,3% de rating e 23,6% de share

4º – Dancin’ Days (SIC) – 21h56 – 22 de agosto – 17,7% de rating e 36,9% de share

5º – Champions Playoff – 1º mão – SC Braga vs Udinese (TVI) – 21h34 – 22 de agosto – 19,9% de rating e 41,5% de share

[divide style=”2″]

Até para a semana!

 

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *