Já chegou a décima quarta edição da sua Audiência Média. Hoje, uma vez mais, vamos destacar a semana em audiências com o que de bom e mau aconteceu na televisão portuguesa. O povo português viu partir esta sexta-feira de manhã um dos grandes historiadores de sempre. José Hermano Saraiva partiu, mas deixou uma obra memorável e a RTP, canal de que fez parte ao longo de anos, decidiu fazer-lhe uma homenagem reproduzindo uma entrevista já dada ao canal. Este é, assim, um dos assuntos destacados de hoje. A Tua Cara Não Me É Estranha continua a alcançar audiências estrondosas, sendo mesmo o programa mais visto de toda a semana. Os apresentadores dão, como já é sabido, um toque muito especial ao programa de imitações, vamos também apresentar detalhadamente os valores alcançados. A RTP tem apostado nos concursos de cultura geral, no entanto, e como se sabe, as audiências do primeiro canal tendo em conta a nova forma de medição levada a cabo pela GfK tem sido fortemente abaladas, o que leva a uma deterioração de alguns formatos. Exemplo disso é Decisão Final, apresentado por José Carlos Malato que é hoje também um dos referidos. Há ainda espaço para o Fator Surpresa, espaço que vai destacar um assunto ou programa que se destacou ao longo da semana analisada.

Acompanhe-nos nesta viagem pela audiometria semanal, em mais uma Audiência Média!

[divide style=”2″]

A Vedeta 

Já vai na terceira edição, com muitas emissões especiais pelo meio. Muitos domingos de programa, muitas horas de direto, muita música cantada e tocada, muitos sucessos criados e fenómenos consumados, mas A Tua Cara Não Me É Estranha parece não estar a cansar os portugueses que o continuam a acompanhar como nunca. Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira são dois dos muitos protagonistas que tornam o domingo diferente a milhões de portugueses. Na terceira edição, que conta com atuações em dueto, juntaram-se nomes conhecidos dos portugueses para criarem momentos de muito talento e diversão.

As audiências falam por si e o formato continua a prender milhões de portugueses ao televisor. No passado domingo, dia 15 de julho, o programa de imitações alcançou uma audiência média de 18,3% e um share de 44,1%. Em concorrência direta estava Ídolos que não foi além dos 7,7% de audiência média e 18,8% de share, menos de metade do programa em causa. Recorde-se que o programa produzido pela Endemol tem fim marcado para dia 29 de julho, depois disso, desconhece-se qual o formato que ficará destacado para as noites de domingo da TVI. Sabe-se, no entanto, que a partir de setembro regressa a Casa dos Segredos 3 com a apresentação de Teresa Guilherme.

Quem Viu?

A RTP tem vindo a apostar nos desafios de cultura geral e José Carlos Malato é já considerado um dos reis do formato. O que atualmente faz parte da grelha do primeiro canal é Decisão Final que conta com uma componente de adrenalina, uma vez que, quando erram na resposta, os concorrentes caem num alçapão. Todos se recordam de Quem Quer Ser Milionário que era um fenómeno em Portugal, com audiências que chegavam a surpreender e dar um bom resultado à RTP. A GfK chegou no inicio deste ano e com ela o declínio dos resultados da estação pública. A partir desse momento, o primeiro canal caiu a pique na tabela de audiências e assim até mesmo Decisão Final acabou por ser um dos alvos tendo perdido muitos telespetadores. Não critico, nem elogio o novo sistema, apenas me pergunto se antes o mesmo formato não faria muito mais audiência? Tenho quase a certeza que sim e, na minha opinião, era merecido. Este é um programa muito bem conseguido, com uma apresentação de excelência e um conteúdo muito bom.

Na passada terça-feira, dia 17 de julho, o formato não foi além do 3,5% de rating e 8,3% de share, ficando assim muito longe de alcançar a concorrência forte como é a da ficção nacional da SIC e TVI. Mesmo com essa forte condicionante, conseguiu subir até aos 4,9% de audiência média e 11,2% de share na segunda-feira, dia 16 de julho.

Programa de TOPO 

Ele foi um dos grandes nomes da história de Portugal, professor, ministro, advogado, historiador e deputado. Ao longo dos anos deu a conhecer a milhões de portugueses a nossa grandiosa história, detalhes que muito poucos conheciam e saberes que dominava como ninguém. José Hermano Saraiva deixou-nos na manhã do dia de ontem e as homenagens, a partir desse momento, têm-se multiplicado. A RTP, canal que integrou ao longo de décadas, transmitiu assim a sua última entrevista feita à jornalista Fátima Campos Ferreira.

O povo luso fez também a sua homenagem ao assistir à conversa e assim o programa conseguiu uma audiência superior aos 500 mil espetadores, o que equivale a 6% de rating e 14,1% de share. Não foi suficiente para bater a concorrência, mas vale a distinção pela recordação de um ser que vai ficar na história de Portugal.

[divide]

Fator Surpresa – Informação SIC 

A informação do quarto canal era, há muito tempo, a favorita dos telespetadores, no entanto, com o passar do tempo esse favoritismo foi dividido com os blocos noticiosos da SIC. Nestes últimos dias temos mesmo vindo a assistir a um aumento de audiências por parte, principalmente, do Jornal da Noite que, em muitas vezes, é responsável pelo declínio do Jornal das 8, da rival TVI. Nem mesmo José Alberto Carvalho ou Judite de Sousa, por vezes, conseguem levar o seu bloco de notícias, em horário nobre, à tabela dos programas mais vistos.

Ontem, sexta-feira, o Jornal da Noite conseguiu 11,4% de rating e 29% de share ficando em vantagem perante o da TVI que não foi além dos 10,6% de audiência média e 26,6% de quota média de mercado. Esta é uma diferença de, aproximadamente, 100 mil espetadores que faz toda a diferença. A credibilidade, qualidade e rigor com que é feita, produzida e transmitida a informação pode crer dizer muito sobre o trabalho de uma redação. Tudo isto, sem esquecer a ascensão repentina que está a levar a SIC a aproximar-se da estação de Queluz de Baixo. Em causa está, principalmente, a ficção que tem mostrado o seu poder de noite para a noite.  

[divide style=”2″]

Até para a semana!

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados