Está a chegar a décima primeira edição da sua rubrica de audiências do sábado à noite. Hoje o destaque, direto e indireto, vai para o jogo das meias-finais do Euro 2012 entre Portugal e Espanha que ditou o afastamento da equipa lusa da competição. Com o seu resultado estrondoso veio a derrota de tantos outros programas que tiveram a infelicidade de concorrer diretamente com a transmissão desportiva. As esperanças de um povo foram depositadas na equipa de futebol que espalhou o nome e a imagem de Portugal pelo mundo. Foi bem visível a alegria e a euforia de um país inteiro e os resultados audiométricos são prova disso mesmo.

Há ainda tempo para conhecer quais as cinco personalidades mais faladas e, por isso, com mais audiência, ao longo da semana que hoje termina. Tudo isto e muito mais na sua Audiência Média!

[divide style=”2″]

A Vedeta

A seleção portuguesa foi já afastada do campeonato europeu de futebol depois de defrontar a Espanha nas meias-finais. Este foi um dos jogos mais sofridos depois de termos eliminado algumas das grandes equipas europeias. Foi transmitido pela SIC na passada quarta-feira e, em audiências, foi considerado o programa mais visto do ano e até mesmo o mais visto dos últimos 8 anos, desde o Euro 2004 onde Portugal chegou mesmo à Grande Final. Assim, em números, o jogo chegou aos 39,5% de  audiência média e aos 76% de share. Isto significa que quase 4 milhões de portugueses pararam para alimentar um sonho que a maioria achava ainda possível. Apesar do afastamento o povo mostrou-se orgulhoso por todo o percurso feito pelos jogadores. É importante ainda referir que o minuto mais visto aconteceu às 21h35 com um rating de 44,6% (aproximadamente 4 milhões e 300 mil espetadores) e um share que superou os 81,6%. Com a transmissão deste jogo, a concorrência foi completamente colocada de parte tendo descido vertiginosamente os seus resultados, como aliás já vamos ver.

Quem Viu?

O novo concurso de cultura geral da RTP apresentado por José Carlos Malato foi arrastado para o fundo da tabela de audiências na passada quarta-feira devido ao jogo do Euro 2012 entre Portugal e Espanha. Em média o programa é visto por 300 mil pessoas, no entanto, no passado dia de 27 de junho, desceu até aos 100 mil. Isto equivale a uma audiência média de 1,1% e um share que não foi além dos 2%. Com a sua estreia, Desafio Final tem, apesar de tudo, conseguido consolidar um lugar bem positivo na lista dos programas mais vistos do canal. Antes da entrada da GFK como responsável pela medição de audiências, os concursos de cultura geral produzidos pela RTP conseguiam o dobro dos resultados normais já referidos. Haverá um abrupto desinteresse dos portugueses por este tipo de formatos?

Queda da semana

Ele tem sido simplesmente o noticiário mais visto e falado da televisão portuguesa. Todos os dias regista uma audiência que supera facilmente o milhão de telespetadores, no entanto, e como já foi referido anteriormente, o jogo de Portugal para as meias-finais do Campeonato Europeu de Futebol destruiu por completo a concorrência. O futebol tem já mostrado por diversas vezes o seu verdadeira poder junto dos portugueses, facto de piora quando se trata da seleção nacional. Assim, no passado dia 27 de junho o bloco noticioso das noites da TVI não foi além dos 3% de rating e 5,8% de share, o que corresponde a menos de 250 mil telespetadores. Este foi, sem dúvida, um dia de desespero para a principal concorrente da SIC. Desta forma, o Jornal das 8 fez o seu pior resultado de sempre. O Euro 2012 está já muito perto do final, o que significa que a liderança vai continuar para a TVI. A ver vamos!

[divide]

Personalidades da semana

Depois de mais uma semana passada e de muitos destaques de diversos áreas discutidos, eis as cinco personalidades que tiveram mais audiência nos principais espaços noticiosos do nosso país:

1º Pedro Passos Coelho – 82 notícias com um total de tempo de aproximadamente 2h37m

2º Miguel Relvas – 53 notícias com um total de tempo de aproximadamente 2h32m

3º Cristiano Ronaldo – 51 notícias com um total de tempo de aproximadamente 1h46m

4º Aníbal Cavaco Silva – 42 notícias com um total de tempo de aproximadamente 1h08m

5º Eusébio – 20 notícias com um total de tempo de aproximadamente 45m

[divide style=”2″]

Até para a semana!

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados