Estamos prontos para a décima edição da Audiência Média. Esta foi mais uma semana com algumas novidades da televisão portuguesa e, consequentemente, na tabela de classificações audiométricas. No domingo foi para o ar o jogo de Portugal vs Holanda que alcançou a terceira melhor audiência registada em Portugal de todos os campeonatos europeus de futebol com quase 4 milhões de telespetadores. Na segunda-feira estreou o novo formato da TVI que, segundo alguns, não passa de uma cópia barata de Gosto Disto!. Terá, nesta primeira semana assustado a concorrência? Já vamos ver! Depois do apuramento da seleção portuguesa para os quartos-de-final, chegou assim esse tão aguardado jogo entre Portugal e a República Checa. Continuámos no Euro 2012 com o carimbo de entrada direta nas meias-finais e as audiências foram uma vez mais gigantes, embora menores que no anterior. Para terminar este pequeno resumo da semana, chegou ao fim uma das novelas com maior sucesso da SIC nos últimos meses. Morde e Assopra é por isso também um dos destacados.

Acompanhe-nos para mais uma análise audiométrica nesta que é a sua… Audiência Média!

[divide style=”2″]

A vedeta 

Estreou na passada segunda-feira o novo programa das tardes da TVI que marca também o regresso de Nuno Eiró à apresentação no quarto canal depois de fazer participações esporádicas como co-apresentador em Somos Portugal. É visto por muitos como uma cópia barata de Gosto Disto!, programa de humor da SIC que tinha como apresentadores Andreia Rodrigues e César Mourão. No entanto, para a TVI este é sim um formato original e que marca a diferença pelo humor e pelos prémios que são dados diariamente pelos apresentadores. A verdade é que os vídeos caseiros que circulam na Internet fazem aqui também as delicias dos telespetadores.  A estação de Queluz de Baixo lançou-o também para fazer concorrência às fortes novelas que o canal de Francisco Pinto Balsemão tem apresentado nos últimos meses e que têm dado ao quarto canal sérios motivos de preocupação.

No entanto, a sua estreia, não surpreendeu ninguém com resultados que não afetaram em nada a concorrência. Assim, na primeira transmissão ficou-se pelos 4,7% de audiência média e 18,5% de share, valores que tem vindo a descer até aos 3,6% de rating e 15,7% de share na sexta-feira. É visível uma descida significativa quase de dia para dia. Até onde irá a persistência da TVI?

Quem viu?

A crise pede humor para afastar os pensamentos negativos e, nem isso salvar o programa Estado de Graça transmitido pela estação pública. A concorrência não o deixa brilhar, sendo que Ídolos, da SIC, e A Tua Cara Não Me É Estranha, da TVI o tapam por completo. No entanto, não foi esse o seu problema no domingo passado. A Transmissão do jogo Portugal vs Holanda para a o Euro 2012 arrebatou toda a audiência fazendo com que o formato protagonizado por Maria Rueff, Ana Bola, Joaquim Monchique, Manuel Marques e Eduardo Madeira.

Desta forma, na sua última transmissão o programa não conseguiu mais do que 1,6% de audiência média e 2,9% de share. O poder do futebol tem destas coisas… Esperemos que não seja para manter!

Programa de TOPO

Chegou ontem ao fim uma das novelas que mais sucesso teve nos últimos meses na SIC. Morde e Assopra tem vindo a apaixonar os portugueses e prova disso são as audiências conseguidas pela novela. Em quase todos os dias de transmissão tem alcançado o top dos cinco programas mais vistos. A concorrência tem ficado bem para trás depois de esta ficar quase sempre acima do um milhão de espetadores, mostrando assim o poder que a ficção brasileira tem na industria em Portugal. A SIC parece assim continuar a querer apostar neste tipo de tramas. O enredo prendeu os telespetadores precisamente até ao seu último episódio. Com os desfecho surpreendente, foi assistido por mais de 1 milhão e 100 mil pessoas o que equivale a 11,4% de audiência média e 35,3% de share. Resta-nos agora esperar para ver se a sua sucessora, Fina Estampa, fará os mesmos resultados.

Euro Portugal

 A seleção nacional partiu para a Polónia para disputar o Euro 2012 e para trás deixou a esperança de um povo. O país atravessa momentos económicos e financeiros difíceis e a esperança dos 10 milhões de portugueses encontra-se depositada no plantel que luta por levar o nome de Portugal cada vez mais longe. Um sonho que está cada vez mais próximo. A energia nos jogos da seleção é gritante. O público sofre, vibra por ver jogar o nosso país, as cores de Portugal e as audiências mostram isso mesmo. Numa altura em que chegámos às meias-finais do campeonato da Europa, é preciso deixar aqui um resumo de tudo o que aconteceu nas audiências dos jogos na semana que analisámos. Assim, destes dias vimos a seleção nacional subir ao palco da Europa duas vezes: uma no domingo onde defrontou a Holanda para os quartos-de-final e outra na passada quinta-feira onde, frente à República Checa tentámos e conseguimos o apuramento para a semi-final. O primeiro, transmitido pela TVI, foi visto por quase 4 milhões de portugueses, o que corresponde a 38,1% de audiência média e 73,4% de share. O segundo, transmitido pela RTP fez 36,1% de rating e 71,1% de share. Números que em nada se compraram à alegria e à festa feita por este país fora na noite de quinta-feira. A esperança continua! Força Portugal!

 

[divide style=”2″]

Até para a semana!

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:
fb-share-icon6773
Tweet 494

Artigos Relacionados