After Hours: A magia do Natal está a chegar a Viseu
O Rossio é palco privilegiado do Mercado de Natal, que se estende ainda à Rua Direita e ao Mercado Municipal. Museus e Biblioteca assumem-se como espaços privilegiados de programação, sendo que a iluminação traz brilho às ruas, praças, jardins, igrejas e edifícios, da cidade às Freguesias.
Nas praças, ruas e avenidas da Cidade-Jardim já está praticamente tudo a postos para abrir portas à quadra natalícia. O Viseu Natal tem o seu arranque oficial marcado para esta sexta-feira, dia 03 de dezembro, trazendo consigo um “trenó” recheado de presentes para que todos os viseenses e visitantes possam usufruir, com tranquilidade e segurança, ao longo do mês. A magia está aqui é o mote que convida a viver o Natal no concelho – ideia que se reflete também na imagem gráfica desta edição -, usufruindo das propostas e experiências que este tem para oferecer, nas mais diversas áreas, da cultura ao turismo, da restauração à hotelaria, sem esquecer o comércio local.
É especialmente com o intuito de incentivar a escolha pelo comércio local e tradicional, particularmente afetado pela pandemia Covid-19, e com vista à sua dinamização económica, que o Município lança ainda um mote secundário – A magia está no comércio local. Ambas as imagens podem ser vistas na rede de comunicação outdoor esta quinta-feira. Em 2021, as decorações de luz irão iluminar ruas, praças, avenidas, jardins e fachadas de edifícios e Igrejas, como é o caso da Sé, das Igrejas da Misericórdia, dos Terceiros, Carmo e Seminário Maior e da Capela Nossa Sr.ª dos Remédios.
+ Info:
After Hours: O mundo de «Perlim» está de regresso este Natal
Neste mapa de luz, o percurso estende-se também às Freguesias do concelho, com 32 estrelas cadentes, com tecnologia 100% LED, a iluminarem as fachadas de edifícios, igrejas e capelas. Mas nem só de iluminação se faz o Natal em Viseu. A tradição volta a cumprir-se com o regresso do já tão esperado Mercado de Natal, este ano também com novidades no que respeita ao seu local de instalação. Com as obras no Mercado 2 de Maio a decorrer, operadores e comerciantes de produtos da época instalam-se na praça central por excelência de Viseu: o Rossio. Por aqui, são 15 as casinhas de madeira que estarão de portas abertas ao longo da semana, com uma montra recheada de produtos variados que viseenses e visitantes poderão adquirir.
Da doçaria tradicional à chocolataria, dos queijos e enchidos ao vinho do Dão, dos frutos secos às flores, sem esquecer o artesanato e outros produtos tradicionais, não vão faltar presentes que farão a delícia de toda a família e amigos. O Mercado de Natal irá invadir também a famosa artéria histórica de Viseu, a Rua Direita, ocupando algumas das suas lojas devolutas, em complemento à oferta existente das lojas e negócios de comércio tradicional já existentes.
+ Info:
After Hours: Óbidos Vila Natal está de regresso com novidades
Dado o elevado número de candidaturas, está também a ser considerada a ocupação de alguns dos espaços da galeria superior do Mercado Municipal, alargando assim o Mercado de Natal a um terceiro local. Para além do Mercado de Natal, o Rossio será também um pequeno museu de presépios a céu aberto. Aquele que é o maior símbolo da Natividade estará aqui em destaque, nas mais variadas representações, na sua maioria resultantes do concurso Rota dos Presépios.
O presépio da Freguesia de Côta, vencedor da edição de 2020, estará suspenso nas árvores da praça (dada a sua arquitetura) para contemplação de quem por ali passar ou fizer uma paragem. Já o Jardim Tomás Ribeiro será adornado com o presépio da Freguesia de Calde, terceiro classificado em 2019, para além de que contará ainda com o presépio da Freguesia de Viseu, a concurso nesta edição de 2021.
Na escadaria interior dos Paços do Concelho, estará o presépio da Freguesia de Barreiros e Cepões, que conquistou o terceiro lugar na Rota dos Presépios do ano passado. Para além destes, ocuparão também a Praça da República o presépio tradicional e a “Sagrada Família”, da Bordallo Pinheiro.
Em 2021, as Freguesias são novamente desafiadas a pôr à prova a sua criatividade, participando de uma nova edição da Rota dos Presépios. A partir do dia 7 de dezembro, e até 6 de janeiro, será possível conhecer o resultado das propostas feitas pela comunidade, em cada uma das Freguesias. O roteiro será oportunamente divulgado, para que todos possam partir à descoberta destas representações.
Ao nível da programação cultural, os Museus Municipais e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva serão espaços privilegiados para acolher o conjunto de atividades previstas, dadas as suas condições de segurança e higienização, que permitem uma maior e melhor gestão da lotação e participação do público, de acordo com as recentes medidas e orientações do Governo.
Oficinas, workshops, cinema, conversas, leituras de contos e histórias irão decorrer ao longo de todo o mês, e até 7 de janeiro, nos oito Museus Municipais. Já a “Casa dos Livros” reserva espetáculos de teatro infantil, horas do conto e oficinas de ilustração e escrita criativa.
Destaque para a nova exposição “A cor do Presépio”, do Museu Almeida Moreira, que abre portas no próximo domingo, dia 5 de dezembro, pelas 17 horas. A mostra reúne um conjunto diversificado de representações da natividade cristã, que exploram diferentes técnicas artísticas e expressões culturais.
A animação de rua ganhará relevo no programa de Natal, com vários grupos a percorrer os espaços da cidade, surpreendendo as pessoas com momentos musicais, de teatro, entre outros. Workshops temáticos de Natal, associados às artes ou à gastronomia, peças de teatro para miúdos e graúdos, e concertos e espetáculos musicais complementam esta oferta de micro eventos, vocacionada para todas as idades.
Os já tradicionais concertos da época, nomeadamente o de Natal e Vozes Brancas, face às limitações impostas, assumirão um formato digital, em live streaming, nos dias 18 e 19 de dezembro, respetivamente. Já o concerto de Ano Novo e Reis, o seu formato e realização estarão sujeitos às orientações da Autoridade de Saúde Local, dado que este está agendado para o dia 2 de janeiro, dia em que tem início a semana de contenção de contactos anunciada pelo Governo.
A solidariedade constitui também um dos eixos da programação. O Viseu XMAS RUN regressa às ruas da cidade, no próximo dia 19 de dezembro, e desafia todos os viseenses a vestirem o seu fato de Pai Natal e a participarem da caminhada ou corrida que estão a ser preparadas. A iniciativa, 100% solidária, tem já as inscrições abertas e, nesta edição, toda a receita angariada irá reverter para crianças e jovens do concelho de Viseu em situação mais desfavorecida, com o objetivo de concretizar sonhos e de lhes proporcionar experiências únicas.
O programa completo do Viseu Natal poderá ser brevemente consultado online, em www.cm-viseu.pt, assim como nas redes sociais do Município de Viseu.