Sérgio Onze assinala edição física do álbum «NÓS» e esgota Museu do Fado
NÓS, o álbum de estreia do fadista Sérgio Onze, já se encontra disponível em formato físico e está à venda nas lojas FNAC e no Museu do Fado.
Depois de ter sido considerado um dos 15 novos artistas que estão a marcar a música portuguesa em 2024 pela revista Blitz/Expresso, o fadista lança agora o videoclipe do novo single Morena Aí Do Canto.
“O tema ‘Morena Aí Do Canto’, de Francisco Radamanto e Miguel Ramos, a que agora acrescentamos a produção de Ricardo Ribeiro, foi das poucas, senão a única certeza do disco. Há uma tendência, talvez transversal, de melancolizar o Fado, de usá-lo como arma de arremesso para as dores de alma, mas se o Fado é Vida também tem de ser leve, alegre e eufórico. Todo o Fado precisa de uma Morena. Esta leva-nos para o brilho da inocência”, conta Sérgio Onze.
O fadista revela, ainda que “o vídeo, gravado há exatamente três anos, tem realização dos gigantes David Breda Silva e Francisco Fidalgo, passa-se no lugar com mais brilho do mundo – o Alentejo – e brinca com a pureza da infância e do primeiro amor. Fala de liberdade e de uma súbita autoconsciência, de encolhermos os ombros quando nos perguntam ‘o que queres ser quando fores grande?’, quando ainda falta tanto tempo. E agora é verão e há uma Morena para quem cantar”, revela Sérgio Onze.
O fadista assinala o lançamento com um concerto gratuito no Museu do Fado, a 12 de setembro, entretanto já esgotado, e marca também presença no festival Caixa Alfama, onde atua a 28 de setembro, no Palco Amália.