Música

«Raivera» é o disco de estreia de IAN

Raivera é o disco de estreia de IAN, projeto a solo da violinista Ianina Khmelik, violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, que é editado no próximo dia 21 de agosto.

Este disco é sobretudo um exercício de liberdade, algo que IAN muito preza e pratica, quer na forma magnífica como funde a electrónica com melodias cativantes, quer na atitude que transmite em palco, com uma imagem fortíssima. O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções deste disco. Mas ao mesmo tempo não o desmentem. As canções de Raivera são narrativas, pequenas vinhetas ora melancólicas, mais festivas ou dolorosas.

A produção de Nuno Gonçalves, dos The Gift, é cúmplice nesse entendimento e é também por isso que Raivera apresenta uma coerência musical e afectiva rara. Além do single Boarding Now, editado em 2019, a primeira faixa a ser conhecida deste álbum,  o disco de estreia de IAN conta com um total de nove temas originais, incluindo uma colaboração com Pedro Oliveira dos Sétima Legião. Através deste projeto, IAN procura distanciar-se do seu trabalho como violinista clássica, quer na música quer na imagem que apresenta em palco. IAN e Ianina são de facto a mesma pessoa mas com maneiras artísticas diferentes.


Leia também:

«RFM Sem Palheta Drive In» é a nova aposta da RFM

 

Outras Notícias