Música

José Afonso: EP de 1964 chega às plataformas de streaming

Intitulado de Cantares de José Afonso, o famoso EP de 1964 chega pela primeira vez às plataformas digitais, pela mão da Valentim de Carvalho.

José  Afonso é reconhecido como um dos mais importantes nomes da cultura nacional.  Cantautor, artista e homem político de corpo inteiro, foi fundamental na  inspiração e empoderamento de um país em luta contra o fascismo, pela liberdade, equidade, fraternidade. Revolucionou a canção de Coimbra, o canto de intervenção e a música popular, experimentou e lançou pistas para a descoberta das ligações entre África e a Beira Baixa, por exemplo. Não faltam canções de referência, hinos conhecidos de cor por todos nós, discos inolvidáveis, concertos arrepiantes que ficaram para a história, tendo deixando um grande legado e iluminou os seus pares, em gerações consecutivas, até hoje.

E é por isso que todas as ocasiões são boas para revisitar a obra e o homem, e todos os pretextos são bons para reforçar a sua importância e despertar a curiosidade de novas gerações. Quando tudo o que foi conquistado parece certo, surgem ameaças locais, nacionais e globais, e tudo muda. Na data em que se comemora mais um 25 de Abril e todas as mudanças benéficas que trouxe ao nosso país, a Valentim de Carvalho lança pela primeira vez no mundo digital o EP Cantares de José Afonso, do próprio José Afonso.

Editado em vinil em 1964, inclui quatro temas originais, com destaque para Ó vila de Olhão, uma faixa censurada na altura. Por esse motivo, a primeira edição foi retirada do mercado. A segunda edição, já em 1969, tinha apenas o instrumental da música. Em 1974 foi lançado o single Ó vila de Olhão já com letra e capa composta por uma pintura de Maluda intitulada Olhão.


  • Leia também:

Conheça a programação da RTP para o feriado de 25 de abril

 

 

Outras Notícias