Gravações de Amália Rodrigues candidatas ao programa «Memória do Mundo»

Amalia Rodrigues Foto: ACACIO FRANCO

No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Amália Rodrigues, o Ministério da Cultura vai candidatar as gravações da cantora ao programa da Unesco Memória do Mundo.


A candidatura que hoje se anuncia será promovida pelo Ministério da Cultura, através da equipa do Arquivo Nacional do Som em colaboração com a empresa Edições Valentim de Carvalho, proprietários da coleção de fitas-magnéticas gravadas pela intérprete entre 1951 e 1990 e de outras gravações, algumas que nunca foram publicadas, entre ensaios, diferentes takes, experiências de gravação e gravações informais, entre outras.

Esta candidatura vem na sequência do trabalho há muito desenvolvido pela empresa Edições Valentim de Carvalho na preservação e divulgação de tão importante fundo documental e do início de um trabalho conjunto com a equipa do Arquivo Nacional do Som. Com esta candidatura não só estamos a afirmar a importância deste fundo documental como, na prática, a reforçar a visibilidade destes documentos.

Amália Rodrigues, intérprete associada a um repertório português como é o Fado, foi responsável pelo conhecimento e projeção deste género além-fronteiras, sem ter deixado de se preocupar com a sua renovação. Graças a uma capacidade musical “fora de série”, revolucionou o género nas suas múltiplas dimensões (musical, poética, estilo interpretativo).


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *