Gipsy Kings regressam ao Coliseu dos Recreios em maio de 2025
Disco póstumo de Carlos do Carmo será editado em abril
O último disco do fadista será editado em formato digital, e também nos formatos de 2 CD’s, Vinil e edição especial e limitada 2 CD’s + DVD.
Carlos do Carmo deixou-nos no primeiro dia de 2021. O país e o mundo lamentou a partida de um dos mais importantes vultos da cultura Portuguesa, um dos maiores expoentes do Fado. O seu legado é imenso e a sua influência nas novas gerações vingará por muitas e muitas gerações de fadistas. E, como principal herança, deixou ao público um disco de inéditos, pronto a ser lançado. Um disco todo preparado por ele, com a exigência e dedicação que sempre lhe foi conhecida durante os quase 60 anos de carreira. Apesar de ter edição póstuma, E Ainda... foi todo ele concebido e criado em vida.
Este torna-se assim o último disco de Carlos do Carmo, com toda a carga histórica e simbólica que isso lhe imputa. Foi gravado ao longo de três anos e chegará às lojas fruto da intuição e da certeza de que “tinha coisas para cantar”, como referiu na entrevista incluída na edição deluxe deste disco. Sentiu que ainda não dispensava as palavras, sempre as palavras dos poetas e selecionou Hélia Correia, Herberto Helder, Julio Pomar, José Saramago, Vasco Graça Moura, Sophia de Mello Breyner e Jorge Palma e afadistou-os.
Com o Fado tradicional como fio condutor, em E Ainda… também se ouve a música de Victorino D’Almeida, Mário Pacheco, Paulo de Carvalho e José Manuel Neto. Este último trabalho discográfico, que será editado a 16 de abril, será lançado em formato digital, e também nos formatos de 2 CD’s, Vinil e edição especial e limitada 2 CD’s + DVD.
-
Leia também: «Esperança» chega ao fim este mês na OPTO