Música

«Amália Rodrigues: Ensaios» é lançado na próxima semana

No ano do Centenário de Amália Rodrigues, a Valentim de Carvalho edita um disco duplo que revela um novo ambiente discográfico de Amália Rodrigues, momentos que jamais se repetirão e que são um extraordinário património sonoro.


Ensaios é um arrojado exercício de intimidade artística, que nos remete para momentos de criação, a que o grande público raramente tem acesso. Um disco que só seria superado pela possibilidade de termos estado naquelas sessões. Nestes ensaios, em estúdio e em casa de Amália, compreende-se que a cantora é mais do que uma intérprete. Evidencia-se o processo de busca e repetição, de quase co-composição com Alain Oulman, até à perfeição. Um percurso essencial e necessário até à forma final de importantes fados da sua carreira.

O primeiro disco de Ensaios reúne gravações de Amália Rodrigues em estúdio e as suas conversas com os músicos e o técnico Hugo Ribeiro. O segundo disco, gravado em sua casa, revela um testemunho verdadeiramente entusiasmante dessa faceta criativa e eterniza a voz de Alain Oulman a cantar para Amália.

A edição é complementada por um livro que traça a cronologia de 1970, um ano em que Amália atuou um pouco por todo o mundo – do Japão à Itália, dos EUA à Alemanha – e também por Portugal. Para além de fotografias inéditas da cantora, são também reproduzidas imagens dos cadernos manuscritos de Alain Oulman com partituras e poemas experimentados nestes Ensaios. O livro é ainda enriquecido por notas explicativas sobre cada um dos fados, textos de autoria de Frederico Santiago, coordenador da edição. O disco chega a 11 de dezembro às lojas em CD duplo e aos serviços de streaming e download.


Outras Notícias