Windows 10: Microsoft acaba com a era «Internet Explorer» e apresenta novo browser

Após longos anos a fazer companhia aos utilizadores, a Microsoft terminou oficialmente com o Internet Explorer, e aposta na inovação com um novo explorador web.

Decorreu nesta quarta-feira a apresentação oficial do Windows 10, o novo sistema operativo da Microsoft. Entre grandes novidades apresentadas, a maior surpresa aconteceu com o fim anunciado do Internet Explorer, e igualmente com a chegada de um novo browser, inovador e diferente.

Spartan foi apresentado aos espetadores de todo o mundo, e promete surpreender os utilizadores na sua forma de manuseamento. Oferecer uma maior velocidade e fluidez são os principais objetivos deste novo explorador, que terá como base três recursos fundamentais. A primeira apresentada foi o Note-Talking, direcionada especialmente para tablets e smartphones, permitirá que os usuários marquem, comentem e criem anotações relacionadas com as páginas que estão a visualizar, podendo de forma rápida partilhá-las com os seus amigos.

O Reading Mode é outro recurso que promete revolucionar a forma como visualizamos as páginas da internet, transformando-as em páginas de livro, facilitando a sua leitura e uma rápida mudança de página. Este modo permite ainda que sejam marcados alguns textos para que mais tarde sejam lidos sem problemas, mesmo acedendo através de um dispositivo móvel. Para finalizar, o terceiro recurso apresentado foi a integração da Cortana, a assistente inteligente do Windows, que permite uma rápida procura na barra de pesquisa, indo mais além do que a procura de simples informações, pesquisando mesmo destinos rápidos e preços de viagens ou restaurantes, caso seja essa a informação pretendida.

O Spartan estará incluido no Windows 10, substituindo assim o antigo Internet Explorer. Quem já possui a versão de teste do sistema operativo receberá todas as atualizações a partir da próxima semana. Quem possuir o Windows Phone, terá também acesso ao novo sistema operativo a partir de fevereiro. Vale a pena recordar que a partir de agora, a versão do Windows será igual em todos os equipamentos, tanto para computadores como para smartphones e tablets, de forma a uniformizar todas as suas plataformas.

O lançamento oficial do Windows 10 acontecerá no final do ano, e será gratuito durante o primeiro ano para a grande maioria dos utilizadores que façam a sua atualização.

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *