Serviço Educativo em destaque na edição 2019 do «Lisboa Games Week»

Ao longo de cinco edições, aquele que é considerado o maior evento de videojogos em Portugal, tem sido responsável por um conjunto de iniciativas no âmbito da aprendizagem de programação, dando o seu contributo para a formação de crianças e jovens mais preparados para os desafios da era digital, através da realização de workshops para escolas do 2º ciclo do ensino básico ao ensino secundário.

Com o apoio da Direcção Geral de Educação, o Serviço Educativo do Lisboa Games Week mobilizou, ao longo de cinco edições, mais de 43.000 alunos e professores que chegam ao evento através de visitas de estudo provenientes de todo o país. No Lisboa Games Week 2019, que decorre de 21 a 24 de Novembro na FIL, a grande novidade deste Serviço Educativo é a realização de um seminário com a participação de oradores internacionais, sobre o tema da gamificação no ensino e as dinâmicas de aprendizagem inspiradas nos jogos, destinado a professores e responsáveis técnico de educação.


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Constitui também novidade na presente edição do Lisboa Games Week, a aposta do Serviço Educativo num programa específico orientado para o 1º ciclo do ensino básico, sendo este grupo escolar formalmente inscrito no plano das visitas de estudo do evento em 2019. Com o objectivo de despertar o interesse das crianças e jovens alunos nas várias áreas disciplinares que convergem para a produção do videojogo, bem como, de dar a conhecer as oportunidades e desafios de um percurso formativo necessário à profissionalização na área da criação e desenvolvimento de videojogos, o Serviço Educativo do Lisboa Games Week conta com vários parceiros de referência no ensino da programação e, com a presença dos produtores de videojogos nacionais, universidades, politécnicos e cursos com oferta formativa nas áreas da tecnologia, artes, comunicação e multimédia.

O Serviço Educativo do Lisboa Games Week promove ainda várias acções de sensibilização no âmbito da educação para a utilização dos recursos multimédia pelos jovens, e espaços temáticos no evento dos quais se destacam os eventos LoadingZone.PT, RoboParty, Museu dos Videojogos e os espaços de divulgação de programas de gamificação aplicados ao ensino.

André Kanas

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Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

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