Audiências Geral

RTP e SIC foram as que mais lucraram com o «Euro 2012»? [Análise 5º Canal]

Portugal não venceu o Euro 2012 mas, feitas as contas nas audiências, existiu uma estação generalista que não conseguiu sair-se tão bem como as outras na transmissão dos jogos deste campeonato europeu. A equipa do 5º Canal pegou num lápis e numa calculadora, e fez a média dos resultados registados por todas as partidas emitidas pela RTP, SIC e TVI. Quer ficar a saber qual delas foi a mais beneficiada por este evento desportivo? Então não perca esta análise aos resultados de todos os encontros do Euro 2012!

[divide]

RTP

Começamos pela RTP, que emitiu dois dos cinco jogos da seleção nacional. Estes foram acompanhados por mais de três milhões de telespetadores, o que levou a que o primeiro canal vencesse as restantes generalistas nos dias de transmissão dessas partidas (Portugal – Républica Checa e Alemanha – Portugal). Nos encontros em que a equipa das quinas não esteve em campo, a média de share da estação pública não foi a melhor e, por esse motivo, prejudicou a sua avaliação final.

Assim sendo, os seis jogos que foram para o ar na RTP alcançaram uma audiência média de 21,3%, o que equivale a pouco mais de dois milhões de telespetadores, e uma quota de mercado na ordem dos 49,1%. O share médio do primeiro canal durante esse período chegou aos 20,7%.

SIC

No caso da estação de Carnaxide, a partida entre Portugal e Espanha conseguiu tornar-se no programa mais visto dos últimos oito anos o que, desde logo, deu uma vantagem à SIC nas contas finais. Por outro lado, o canal viu ainda o jogo entre a seleção nacional e a Dinamarca a ser acompanhado por quase dois milhões e quinhentos mil telespetadores, o resultado mais baixo das partidas em que a equipa das quinas participou.

Os seis jogos emitidos pela estação conseguiram um rating médio de 21,1%, valor próximo do da RTP, e uma quota de mercado a rondar os 51,8%. O share médio da SIC nos dias em que transmitiu as partidas situou-se nos 27,4%.

TVI

Por fim, a TVI foi o canal que mais ficou prejudicado pelo facto de Portugal não ter passado à final do Euro 2012. Afinal, acabou por emitir apenas um jogo da seleção nacional (contra a Holanda), que foi seguido por mais de três milhões e quinhentos mil telespetadores. As restantes partidas não chegaram aos 20% de audiência média, nomeadamente a que opôs a França à Inglaterra (ficou-se pelos 8,5% de rating e 37% de share).

A audiência média de todos os jogos emitidos pela estação de Queluz de Baixo registou 18,4% (menor que a da RTP e a da SIC), e a quota de mercado não foi além dos 44,1%. Estes valores justificam-se, obviamente, pela própria importância que os telespetadores deram ao encontros que foram para o ar na TVI.

De salientar também que, mesmo assim, os resultados da grelha da programação «normal» do canal da Media Capital conseguiram bons valores, aliando-se aos elevados números alcançados pelos jogos. Nos seis dias em análise, a estação obteve um share médio de 27,5% (superior ao da concorrência).

Conheça agora as tabelas com as cinco partidas mais vistas e menos vistas deste Euro 2012:

[divide]

Afinal, qual a estação que mais lucrou com esta aposta no campeonato europeu?

Depois desta análise, e comparando os resultados, é possível concluír que os jogos transmitidos pela RTP e SIC foram seguidos por mais telespetadores do que os da TVI. Por outro lado, a estação de Carnaxide conseguiu distanciar-se do primeiro canal pelo facto de a sua grelha, tal como a da TVI, ter obtido bons resultados, principalmente em quatro dos seis dias em que as partidas foram emitidas.

Neste sentido, a estação de Queluz de Baixo acabou por ficar prejudicada por ter oferecido aos portugueses apenas um jogo da seleção nacional (factor que não dependeu de si). Mesmo assim, esta realidade não afetou os seus resultados pela negativa, pois a média obtida pela TVI foi beneficiada pelas audiências do Euro 2012.

Por outras palavras, sem o campeonato europeu, RTP e SIC não conseguiriam números tão satisfatórios. Já a TVI teria a proeza de vencer a concorrência sem ter o futebol na grelha, algo que é justificado pelos valores de Você na TV, dos noticiários e ainda das novelas de horário nobre.

O Euro 2012 levou a que as três estações generalistas se tornassem mais competitivas, mas foram sem dúvida os jogos de Portugal que arrastaram multidões! Neste sentido, a resposta à pergunta colocada divide-se entre o primeiro e o terceiro canal!

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados