Geral

Projeto inovador em Portugal alia novas tecnologias a obras literárias

amar em circuloComo seria tornar um livro numa experiência digital totalmente inovadora? É a esta pergunta que Isa Mestre procura responder com o seu novo projeto, inspirado no romance Amar em Círculo, da sua autoria.

Isa Mestre, investigadora do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e aluna do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes, da Universidade do Algarve, encontra-se a desenvolver o projeto “Literatura 2.0: para uma cartografia da narrativa digital” que propõe pensar a relação entre literatura e tecnologia. O resultado será a produção do primeiro livro digital interativo no género ficcional criado em Portugal.

Publicado em 2011, Amar em Círculo, é uma das obras da jovem escritora alentejana que serve agora de inspiração para uma nova experiência digital de leitura. O livro faz uma viagem ao universo interior de um homem ferido pela dor da perda. Um hospital, três vidas, um único amor é a frase que melhor descreve todo o enredo, no qual Daniel, a personagem principal da trama, procura encontrar-se a si mesmo.

Este romance híbrido procura reinventar a experiência de leitura de cada um, explorando as linguagens visuais, textuais, sonoras e audiovisuais. Este projeto integra ainda uma curta-metragem, um audiobook, fotografia, música e também muita interação com o leitor através das redes sociais.

O livro digital, a ser lançado no primeiro trimestre de 2015, poderá ainda ser acedido através de dispositivos móveis. A curta-metragem já se encontra em fase de pós-produção e o trailer está disponível abaixo. Para mais informações sobre o projeto, sobre os bastidores e sobre a equipa poderá ser consultado o site oficial disponível aqui.

[youtube id=”ofT7mOKjoCk” width=”620″ height=”360″]

Outras Notícias