Foodtopia chegou a Lisboa

Decorreu este fim-de-semana, no Jardim Botânico Tropical de Belém, o primeiro festival internacional de comida de rua


50 chefs portugueses e estrangeiros apresentaram sábado e domingo as suas propostas de comida, que iam desde carne, peixe, vegetariano até sobremesas. Entre os chefs nacionais estiveram Henrique Sá Pessoa, Rui Paula, Michel Marques, Marlene Vieira e António Galapito e Hugo Brito. Aos chefs juntaram-se três restaurantes tradicionais portugueses: Ramiro e Solar dos Presuntos, de Lisboa; e Mugasa, de Anadia.

Da cozinha internacional estiveram presentes cozinheiros das comunidades mais representativas no país, como Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau ou até Timor-Leste e Goa. O embaixador internacional foi Alex Atala, responsável por projetos de investigação e produção sustentável de alguns produtos autóctones brasileiros e dono de um restaurante com duas estrelas Michelin em São Paulo, que apresentou uma sandes de pernil com formiga amazónica.

O festival gastronómico foi idealizado por Ana Músico e Paulo Barata, da agência Amuse Bouche. Segundo a organizadora: «Há muito que queríamos voltar a organizar um grande festival de gastronomia em Lisboa, que é das poucas cidades mundiais que não tem uma iniciativa desta natureza. Por outro lado, queríamos democratizar a alta cozinha».

O custo de entrada foi de 10 euros para adulto e 6 para criança (até aos 12 anos), ao qual acrescia o valor dos pratos cujo pedido era efetuado através de uma plataforma associada ao site do evento. O evento, que teve o apoio do Turismo de Portugal, convidou ainda a desfrutar de apresentações de músicos, malabaristas e cenas de improviso de atores da companhia Byfurcação Teatro.

Rúben Gomes

https://www.facebook.com/ruben.gomes.7771/

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *