Cinema Geral

Festival de Cinema de Toronto exibe filmes portugueses

TIFF 2013

Decorrerá entre próximos dias 05 e 15 de setembro o Toronto International Film Festival – Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá.

Da programação apresentada fazem parte quatro filmes portugueses, que serão exibidos ao longo do Festival.

Bobô, de Inês Oliveira, A Batalha de Tabatô, de João Viana, Redemption, de Miguel Gomes, e O corpo de Afonso, de João Pedro Rodrigues, foram as escolhas portuguesas da organização para a edição deste ano.

Bobô, com exibição a 09, 11 e 14 de setembro, tem como tema central a mutilação genital feminina, sendo a primeira ficção portuguesa a retratar este tema, e conta a história da relação entre duas mulheres, Sofia, portuguesa, e Mariama, guineense, com diferentes “maneiras de estar no mundo”.

A Batalha de Tabatô, com exibição a 09 e 11 de setembro, é outra longa-metragem tendo em contexto a Guiné-Bissau – a par com Bobô – e é descrito pela organização do festival como uma “meditação alegórica sobre os tormentos da atualidade”, naquele país africano. Além destas duas longas-metragens, estão presentes no Festival duas curtas-metragens portuguesas, ambos com exibição a 11 e 12 de setembro.

O Corpo de Afonso, que apresenta uma pesquisa brilhante e idiossincrática sobre a fascinação antiga de Portugal pelo corpo do primeiro rei, Afonso Henriques, e ainda Redemption, uma ficção de 26 minutos co-produzida com França, Alemanha e Itália, que acompanha quatro personagens em épocas distintas – uma criança em Portugal, em 1975, um idoso em Milão, em 2011, um pai em Paris, em 2012, uma noiva em Leipzig, em 1977 – à procura da redenção.

Uma excelente forma de representar Portugal além fronteiras através da sétima arte. Relembramos que o Festival de Cinema de Toronto decorre de 05 a 15 de Setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.