Geral Música

Depois das declarações, Fernando Tordo emigra para o Brasil

FernandoTordoTordo

 

Foi no início do ano que, em declarações à TVI 24, o artista Fernando Tordo mostrou o seu descontentamento com Portugal, ponderando emigrar para outro país.

Agora, um mês depois, o cantor português fez mesmo as malas e viajou para o Brasil, para o estado de Recife. A notícia foi dada pelo seu filho escritor, João Tordo, através de uma carta de despedida no seu blog, dedicada ao seu pai:

Ontem, o meu pai foi-se embora. Não vem e já volta; emigrou para o Recife e deixou este país, onde nasceu e onde viveu durante 65 anos. A sua reforma seria, por cá, de duzentos e poucos euros, mais uma pequena reforma da Sociedade Portuguesa de Autores que tem servido, durante os últimos anos, para pagar o carro onde se deslocava por Lisboa e para os concertos que foi dando pelo país. Nesses concertos teve salas cheias, meio-cheias e, por vezes, quase vazias; fê-lo sempre (era o seu trabalho) com um sorriso nos lábios e boa disposição, ganhando à bilheteira. Ontem, quando me deitei, senti-me triste. E, ao mesmo tempo, senti-me feliz. Triste, porque o mais normal é que os filhos emigrem e não os pais (mas talvez Portugal tenha sido capaz, nos últimos anos, de conseguir baralhar essa tendência). Feliz, porque admiro-lhe a coragem de começar outra vez num país que quase desconhece (e onde quase o desconhecem), partindo animado pelas coisas novas que irá encontrar. Tudo isto são coisas pessoais que não interessam a ninguém, excepto à família do senhor Tordo.

A carta na integra pode ser lida, clicando aqui.

As declarações ditas por Fernando Tordo aquando a sua decisão de emigrar foram noticiadas no Quinto Canal, e podem ser lidas, clicando aqui.

Artigos Relacionados