Geral

Conheça o trabalho de Sérgio Alxeredo, um dos grandes caracterizadores de Portugal

A sua cara deixou há muito de ser estranha ou não fosse ele considerado um dos melhores caracterizadores de Portugal. Atualmente desempenha a função nas três estações generalistas apesar de ser mais conhecido pelos grandes trabalhos desenvolvidos em A Tua Cara Não Me É Estranha, programa da TVI que vai para o ar todos os domingos à noite. Foi à TV Mais desta semana que este acabou por desvendar um pouco do que é o seu trabalho.

Para além deste desenvolve  trabalhos para a SIC, em Gosto Disto! e para a RTP, em Herman 2012 e Estado de Graça. Já realizou também diversos projetos para cinema e teatro. Diz acreditar e confiar no seu potencial, no entanto, caracteriza-se como picuinhas:

Acho que tive sorte, mas também me empenho muito, sou picuinhas e profissional. Isso faz com que as pessoas olhassem para mim não só como maquilhador mas também como caracterizador. Hoje em dia trabalho todos os dias da semana. Não consigo parar.

Aos domingos na TVI lidera uma equipa de 8 elementos que todas as semanas transforma os concorrentes em estrelas musicais. É à referida publicação que desvenda os bonecos que mais gostou de fazer no decorrer desse programa.

Temos cinco horas para os caracterizar, o orçamento não é elevado, no entanto, já fizemos bonecos muito giros. O Toy como Pavarotti ou como Bob Marley correu muito bem, a Micaela em Pablo Alborán ficou espetacular.

O formato é líder indiscutível de audiências e o seu sucesso passa, em grande parte, pelo trabalho de Sérgio Alxeredo. Esta é uma mensagem que os apresentadores do formato, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, têm vindo a passar com maior frequência. Apesar das grandes caracterizações que já tem realizado, garante estar longe de fazer milagres:

Quando me dizem que o José Raposo vai ser a Ágata, tremo, ou no caso da Dora quando foi James Brown… Não basta pintar de preto e pôr uma peruca porreira. Para ficar perfeito, tínhamos de trabalhar sete dias só para este programa e não é possível.

Iniciou o seu percurso no mundo da caracterização no programa Chuva de Estrelas, da SIC, apresentado por Bárbara Guimarães e Catarina Furtado. Foi aí que tudo começou e onde muitas portas se abriram para outros inovadores projetos. Em 1998 começou a trabalhar para Herman José e ainda hoje é o responsável por grande parte dos programas que este protagoniza.

Com o Herman sempre fui fazendo bonecos diferentes, mesmo quando não havia muitos trabalhos de caracterização.

Para este tipo de funções é necessário haver imaginação e isso, segundo parece, não lhe falta. Entrou também no cartaz da peça Júlio de Matos onde foi responsável pela colagem de milhares de comprimidos no rosto do protagonista, Joaquim Monchique. No programa da SIC, Gosto Disto!, que já não se encontra no ar, era Sérgio Alxeredo quem cuidava de todos os bonecos produzidos para César Mourão. Para além de toda esta azafama, o profissional encontra-se, segundo a mesma revista, a preparar já um livro que vai transformar cerca de cinquenta figuras públicas e um filme de animação.

Assim, reforce-se que este é um dos grandes responsáveis pelas diversas personagens que muito fizeram rir os portugueses em muitos programas de humor já feitos no nosso país, ou não fosse, por exemplo, Herman José o grande humorista e entertainer. A imagem da personagem faz, segundo os especialistas, toda a diferença para o sucesso desta e, nesse caso, é o trabalho do visado a grande marca de referência dos diferentes formatos de humor ou imitações.

Espera-se então pelo aparecimento dos novos projetos anteriormente anunciados que servirão para, entre muitas outras coisas, divulgar o trabalho deste que é já considerado com o maior caracterizador de Portugal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.