Caso TAP gera mais de 76 horas em notícias só nos canais generalistas desde dezembro

Dia em que António Costa não aceitou a demissão de João Galamba foi o mais mediático, com 51% das notícias dos canais generalistas dedicadas ao tema. Costa, Galamba e André Ventura ocupam o Top3 de protagonistas com maior exposição associada ao dossiê TAP.


As sucessivas polémicas em torno da TAP desde o final de 2022, associadas ao arranque da Comissão Parlamentar de Inquérito à tutela política da gestão da transportadora aérea, no final de fevereiro, afirmaram a TAP como o principal caso político deste ano em Portugal. E com efeitos mediáticos evidentes: só nos últimos seis meses, os quatro canais generalistas (RTP1, RTP2, SIC e TVI) emitiram mais de 76 horas de notícias sobre o tema nos seus espaços informativos. E com três protagonistas políticos em destaque: António Costa, João Galamba e André Ventura. 

De acordo com os dados trabalhados pela Mediamonitor, do grupo Marktest, o interesse dos principais canais tem sido quase homogéneo. A análise feita aos noticiários emitidos entre 1 de dezembro de 2022 e 21 de maio de 2023 revela que a SIC (24 horas e 6 minutos), a TVI 22h22 e a RTP1 (21h59) elegeram o dossiê TAP como tema em destaque nos respetivos blocos informativos da hora de almoço e do prime-time. A RTP2, por seu lado, emitiu no período em análise cerca de 7h40 de notícias sobre o tema.  

O interesse mediático em torno deste dossiê ‘explodiu’ no final de dezembro, depois da divulgação do valor da indemnização que a ex-administradora da TAP e então Secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, tinha recebido para sair da companhia aérea. 

A partir desse momento, os ‘casos’ sucederam-se: a demissão de Alexandra Reis do Governo; a demissão do Ministro das Infraestrutura Pedro Nuno Santos e do seu Secretário de Estado Hugo Mendes; a demissão da CEO da TAP Christine Oumières-Widener; a demissão (que acabaria por não se confirmar) do novo Ministro das Infraestruturas João Galamba; e, por fim, as audições parlamentares suscitadas pela polémica que João Galamba e o ex-adjunto Frederico Pinheiro protagonizaram. 

Segundo os dados trabalhados pela Mediamonitor, neste já longo rol de casos, o processo da demissão de Galamba não aceite por António Costa foi o episódio que gerou o maior pico de notícias durante estes seis meses. No período entre 28 de abril e 7 de maio, a análise da Marktest identificou 256 notícias sobre este tema, com 12 horas e 41 minutos de duração, o que representou 14.97% do tempo total de notícias emitidas durante essa semana nos canais generalistas (2216 notícias no total). 

O dia 29 de abril (início do caso) e o dia 02 de maio (dia de decisão do Primeiro-Ministro de manter o Ministro João Galamba em funções) destacaram-se em termos de tempo atribuído ao tema com respetivamente 29.40% e 51.78% do tempo noticioso do dia na RTP1, RTP2, SIC e TVI

Mais recentemente, as audições ao ex-adjunto Frederico Pinheiro e ao Ministro João Galamba suscitaram o segundo maior pico informativo no âmbito do dossiê TAP. Entre 16 e 21 de Maio foram emitidas no total 1.430 notícias com duração total de 51 horas e 47 minutos, no âmbito TAP foram identificadas 192 notícias com a duração total de 9 horas e 34 minutos o que representa 18.47% do tempo de notícias emitidas no período e nos canais considerados

O dia 18 de maio, com a audição de Frederico Pinheiro, e o dia 19 de maio, com a audição do Ministro João Galamba, são os dias que se destacam em termos de tempo atribuído ao tema com mais de 31% do tempo noticioso

Tendo em conta o protagonismo assumido no dossiê TAP (e respetivas polémicas), é sem surpresa que João Galamba surge como o protagonista político com maior número de notícias sobre este tema nos últimos seis meses, totalizando 171 notícias como interveniente na primeira pessoa nas peças emitidas nos principais espaços informativos dos canais generalistas. Estas notícias representaram um total de 8h27 de informação com Galamba como protagonista direto. 

Embora com menos notícias (151), o Primeiro-Ministro António Costa ocupa, ainda assim, o primeiro lugar do ranking de exposição mediática sobre este tema, com protagonismo direto em 8h51 de peças televisivas sobre o dossiê TAP. 

O terceiro agente político com maior exposição mediática no tema nos últimos seis meses foi o líder do Chega, André Ventura, protagonista na primeira pessoa em 168 notícias, equivalentes a 7h45 de informação na RTP1, RTP2, SIC e TVI.  

A título de comparação, no Top10 de políticos com maior protagonismo neste tema, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, surge no quarto lugar, com 156 notícias e 6h45 de exposição direta, e o líder do PSD, Luís Montenegro, ocupa o oitavo lugar, com presença em 90 notícias e 3h38 de notícias sobre a TAP. 


Artigo cedido pela Marktest

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *