Geral

Aos 104 anos Manoel de Oliveira «tem sempre muitos projetos»

O realizador mais velho do mundo, ainda em atividade, completa 104 anos na terça-feira e apesar de estar ainda a recuperar de problemas de saúde, continua com muitos projetos na cabeça.

Uma fonte da família disse à agência Lusa que o aniversário de Manoel de Oliveira deverá ser celebrado em casa, junto dos entes mais próximos, porque este ainda recupera de uma insuficiência cardíaca, que o manteve uma semana internado no hospital, em julho. Apesar da debilitada saúde, a mesma fonte afirma que o realizador tem sempre muitos projetos. «Neste momento tem para dois filmes: um chama-se O velho do Restelo e o outro A Igreja do Diabo, a partir dos contos de Machado de Assis».

O produtor Luís Urbano explicou à Lusa que aqueles dois projetos estão em fase de captação de financiamento. Ambos têm argumento de Manoel de Oliveira, sendo que O velho do Restelo inspira-se em textos de Camões, Teixeira de Pascoaes e Cervantes.

«O cinema é a motivação para Manoel de Oliveira viver e não ficar em casa de chinelos a ver televisão», disse à agência Lusa Júlia Buisel, assistente de realização, de cena e atriz, que trabalha com o realizador há mais de trinta anos. Manoel de Oliveira diz sempre que é o cinema que o mantém vivo  e que o faz ser um dos mais velhos realizadores do mundo em atividade.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados