5 dicas para facilitar o seu crédito automóvel

Comprar um carro usado é uma decisão inteligente por toda uma série de razões – não só consegue poupar no preço, como também evita a desvalorização em queda livre a que a aquisição de uma viatura nova se sujeita.


No que toca a encontrar os carros usados perfeitos em Portugal, dispõe de múltiplas plataformas de classificados automóveis (como é o PiscaPisca, por exemplo) por onde escolher.

Para facilitar-lhe a sua nova compra e torná-la numa experiência agradável, compilámos uma lista de cinco dicas que lhe permitirão contrair o crédito automóvel mais adequado às suas necessidades.

1.       Escolha o carro usado indicado para a sua situação

Antes de dar início ao processo de aquisição propriamente dito, convém determinar primeiro qual o carro usado a comprar com base nas suas carências e preferências. Como tal, tenha em conta os seguintes fatores:

  • Eficiência do consumo de combustível;
  • Custos de manutenção;
  • Prémio do seguro automóvel;
  • Requisitos de espaço e tamanho;
  • Equipamentos de segurança.

Uma vez identificadas as suas prioridades, já estará apto a reduzir o número de opções a considerar e, assim, poderá focar-se nos veículos que melhor refletem o seu estilo de vida.

2.       Peça uma avaliação ao seu risco de crédito e melhore-o se necessário

A avaliação de risco é uma das etapas mais importantes no caminho a percorrer até o seu crédito automóvel ser validado. As entidades credoras recorrem a este processo para determinarem o seu nível de confiança na qualidade de contraente, assim como a taxa de juro a aplicar.

Antes de pedir um crédito automóvel (ou qualquer outro tipo de empréstimo), confira a sua situação e tome todos os passos necessários à sua resolução, se aplicável.

Pode solicitar gratuitamente um mapa de responsabilidades de crédito diretamente a partir da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.

Na eventualidade de a pontuação da sua avaliação ser demasiado baixa, estes são alguns dos passos que deverá procurar seguir para aumentá-la:

  • Pague quaisquer dívidas que tenha pendentes;
  • Certifique-se de que paga todas as suas contas a tempo e horas;
  • Mantenha o saldo dos seus cartões de crédito positivo.

A melhoria da pontuação da sua avaliação de risco de crédito não só aumentará a probabilidade de ver o seu crédito automóvel aprovado, como também ajudará a que a taxa de juro aplicável seja menor.

3.       Efetue uma pesquisa e compare opções de crédito

No que toca à obtenção de um crédito automóvel, é vital pesquisar e estabelecer um termo de comparação entre as várias alternativas de financiamento disponíveis.

Poderá optar por um crédito concedido pelo seu banco, por uma financeira ou pelo próprio concessionário. Cada uma destas opções tem as suas vantagens e desvantagens, pelo que é fundamental encontrar a que mais corresponde às suas expectativas e necessidades.

Quando estabelecer um termo de comparação entre opções de financiamento, tenha em conta os seguintes fatores:

  • Taxa de juro anual nominal (TAN);
  • Taxa anual de encargos efetiva global (TAEG);
  • Encargos e comissões;
  • Montante total imputado ao consumidor (MTIC);
  • Termos e condições do empréstimo;
  • Penalizações por amortização antecipada.

Ao efetuar a sua pesquisa e comparar os termos e condições de várias entidades credoras, conseguirá encontrar o crédito automóvel que melhor se enquadra na sua situação fiscal.

4.       Poupe o suficiente para a entrada

Quanto maior for o montante de entrada para a compra do seu carro usado, mais fácil será ver o seu crédito automóvel aprovado – algo que acabará por se refletir no MTIC. Assim, é bem possível que consiga negociar uma TAN mais baixa, constituindo uma considerável poupança a longo prazo.

Ao colocar de parte algumas economias para uma entrada de um automóvel, as entidades credoras verão que o risco de lhe concederem um crédito é profusamente diminuto.

5.       Obtenha uma pré-aprovação

A pré-aprovação de um crédito automóvel pode ser benéfica de várias maneiras: o orçamento de que dispõe não deixa qualquer margem para dúvidas, o que lhe facilita a escolha de um carro usado dentro de um determinado valor, já para não falar do processo de negociação, que se torna mais simples porque já sabe quanto pode gastar, sem que se deixe ludibriar por eventuais ofertas de crédito da parte do concessionário.

De modo a obter uma pré-aprovação, deve dirigir-se ao seu credor de eleição com toda a documentação necessária (variável entre entidades), a saber:

  • Identificação (Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/Passaporte);
  • Número de Identificação Fiscal (NIF);
  • Comprovativo de morada (extraída através de faturas de serviços, por exemplo);
  • Declaração de IRS do ano anterior e respetiva nota de liquidação;
  • Recibo de vencimento mais recente;
  • Comprovativo de vínculo laboral;
  • Comprovativo de IBAN.

Assim que tiver em mãos a pré-aprovação, poderá comprar o seu carro usado com toda a confiança.

Em resumo:

Obter crédito automóvel para a compra de uma viatura usada não tem de ser um quebra-cabeças; basta seguir estas cinco dicas para se certificar de que o processo de aquisição do seu próximo veículo é uma experiência prazerosa e completamente livre de stress.

Boas compras!

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *