11 benefícios dos espaços de coworking para Freelancers

Quando pensamos sobe trabalhadores independente, ou Freelancers, a primeira ideia que nos surge é a da possibilidade de alguém trabalhar de forma remota, sem horário fixo e sem um local definido para desenvolverem a sua atividade. Esta ideia dá-nos uma certa noção de liberdade e autonomia num contexto laboral.


Paralelamente a estas ideias e conceitos, surge a noção de nómada digital que mais não é do que ideia de levar esta ideia de trabalho além-fronteiras e poder trabalhar, de forma remota, em qualquer parte do mundo.
No entanto, nem todos os locais são adequados para desenvolver uma atividade profissional de forma independente e remota. Nem todas as pessoas têm a capacidade de se adaptar a determinado tipo de ambientes para trabalhar como, por exemplo, o ambiente doméstico, um banco de jardim ou a esplanada de um café.

É neste contexto que os espaços de cowork vieram oferecer a este tipo de profissionais, uma alternativa perfeitamente viável e a ter em conta. Estes espaços representam uma opção ideal para quem quer, por um lado, ter todo o conforto e usufruir de um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, trabalhar num ambiente profissional que possuam equipamentos e infraestrutura capazes de satisfazer as necessidades mais básicas deste tipo de trabalhadores e empresários. De uma forma geral, é nas grandes cidades que estes espaços mais proliferam. Por exemplo, espaços de cowork em Lisboa, como o LACS, oferecem uma série de vantagens par quem ali pretenda desenvolver a sua atividade como freelancer.

Analisemos, então, 11 vantagens da utilização destes espaços.

1. Flexibilidade

O tempo é algo muito importante para qualquer trabalhador. Uma das principais características do trabalho como freelancer é o facto de estes não terem um horário de trabalho fixo. Por este motivo, é necessário que estes espaços tenham horários e planos de utilização suficientemente flexíveis que permitam, quer uma utilização esporádica, quer uma utilização mais frequente das instalações. Alguns destes espaços estão abertos 24 horas por dia, justamente para servir todo o tipo de necessidades, em termos de disponibilidade de horário.

2. Receção de clientes

Apesar de os freelancers poderem trabalhar, de forma remota, em qualquer lugar, convenhamos que não seria adequado receber um cliente num banco de jardim ou numa esplanada de café. Neste contexto, a vantagem da utilização dos espaços de cowork é a de que estes oferecem locais adequados e devidamente equipados para este efeito. Possuem salas de reuniões e uma boa ligação à internet, fatores essenciais para a apresentação de um produto ou projeto a um cliente.

3. Infraestrutura

Estes são espaços construídos com o objetivo de oferecer o maior conforto possível para os seus utilizadores, quer no seu horário produtivo, quer nos seus momentos de descanso e lazer. Desde salas de reunião devidamente equipadas, a cozinhas ou salas de refeição, são várias as comodidades que podemos encontrar neste tipo de espaços.

4. Networking

Uma boa rede de contactos é algo fundamental na vida profissional de uma empresa ou de um freelancer. O ambiente multidisciplinar que se vive neste tipo de espaços, onde trabalham pessoas das mais variadas áreas profissionais é propício à partilha de ideias e experiências e ao alargamento do chamado networking.

5. Morada Comercial

Os espaços de cowork permitem, aos seus utilizadores, usufruir de uma morada comercial que facilite a comunicação com clientes, ou a receção de qualquer correspondência ou encomenda sem que para isso, o trabalhador tenha de facultar a morada da sua própria residência.

6. Opção mais económica

A vantagem económica é uma das que tem mais peso quando se opta pela utilização destes espaços. Esta opção permite aos freelancers e empresas, sediar a sua atividade económica num local perfeitamente preparado para o efeito e por um preço bastante mais acessível, se compararmos esta escolha com a de iniciar a mesma atividade num espaço empresarial tradicional.

7. Índices de produtividade

Apesar dos trabalhadores independentes poderem trabalhar de forma remota, em qualquer lugar, não significa que todos os locais sejam adequados para esse efeito. O ambiente doméstico, por exemplo, é de uma forma geral, rico em distrações e estímulos que podem facilmente desviar a atenção e o foco no trabalho. Nos espaços de cowork, os utilizadores estão permanentemente inseridos num ambiente profissional onde os níveis de concentração são mais elevados, contribuindo para um aumento da sua produtividade.

8. Previne o isolamento e a solidão

Esta é uma das principais desvantagens do trabalho independente e que estes espaços ajudam a combater, a solidão. Mesmo trabalhando a partir de casa, o trabalhador necessita de um certo grau de isolamento para que tenha condições para trabalhar. Ao optar por frequentar estes espaços, os trabalhadores sentem-se inseridos num grupo de trabalho.

9. Partilha de ideias e experiências

Estes são também espaços que, pelas suas características, fomentam a partilha de experiências e de novas ideias de negócio, já que a sua comunidade de utilizadores pode ser proveniente dos mais variados sectores de atividade. São também espaços cujas instalações estão preparadas para a organização de eventos e reuniões que propiciam essa mesma partilha.

10. Ambiente propício à criatividade

A construção dos espaços de cowork é direcionada principalmente para o conforto dos seus utilizadores. É pensada para criar um ambiente que seja, ao mesmo tempo, profissional e que fomente a criatividade dos trabalhadores que a frequentam. Desde a decoração à funcionalidade do próprio espaço, tudo é pensado para que resulte num ambiente de trabalho inspirador.

11. Gestão de tempo

Para um trabalhador independente, que tem a possibilidade de trabalhar de forma remota a partir de qualquer lugar, a noção do tempo que investe na sua atividade pode sair prejudicada. A escolha por utilizar um espaço deste género ajuda estes profissionais a ter uma ideia mais concreta do tempo que investem, por dia, no seu trabalho, trazendo alguma disciplina ao seu quotidiano laboral e contribuindo, assim, para uma maior rentabilização do seu tempo.

 

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *