Qultura

Qultura: Conheça os destaques do «NO WALLS Oeiras»

NO WALLS Oeiras é um projecto de intervenção artística no espaço público com curadoria de Lara Seixo Rodrigues, que surge de um convite do Município de Oeiras feito à Mistaker Maker, no contexto da plataforma cultural Mural 18 da Área Metropolitana de Lisboa.


No momento em que Oeiras se candidata a Capital Europeia da Cultura – Oeiras 27, pensar e desafiar visões para o espaço público através das artes é um processo que interessa valorizar. Sob o tema proposto da Liberdade, artistas reconhecidos e emergentes desenham um circuito com trabalhos em vários locais do Concelho, assinalando diferentes eixos da ação municipal.

A escolha do nome NO WALLS encerra múltiplos significados, desde logo a literalidade disruptiva de sair dos suportes habituais da arte urbana, ao ser proposto aos artistas a realização das intervenções numa estrutura, o que se por um lado, uniformiza todos os suportes, também desafia o artista a trabalhar a partir de uma nova perspetiva, questionando o campo da ação da sua prática artística e os limites convencionados da Arte Urbana (ou Artes Urbanas).

Deste modo, recorrendo ao conceito de viagem e de mapa são propostos desafios de circulação e leitura da malha da cidade, do seu património material, imaterial e natural, ao disseminar as intervenções artísticas num exercício de ação na paisagem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.