FREE é a nova criação teatral do Teatro Gíria, que começou a ser construída há cerca de um ano quando a estrutura convidou Miguel Graça para escrever uma peça sobre a crise migratória no Mediterrâneo.
Ao longo desse tempo, o autor teve a oportunidade não só de investigar os eventos que começaram a ter eco na nossa consciência sobretudo a partir de 2013 – com o naufrágio de Lampedusa onde cerca de trezentas pessoas perderam a vida – mas também de entrevistar várias pessoas, refugiados, migrantes e voluntários que tiveram contacto directo com esta realidade. Segundo o encenador Rodrigo Aleixo “fizemos um trabalho de investigação de cerca de um ano e cinco meses em que o Miguel Graça entrevistou muitos voluntários, pessoas refugiadas, famílias voluntários de acolhimento entre outros. Conversámos com várias pessoas, conhecemos as suas histórias e depois criámos uma história de ficção documental mas que não deixa de ser ficção baseada nessas histórias todas e em documentos verídicos“.
FREE é o resultado teatral desse trabalho, uma ficção-documental que acompanha o trajecto de várias personagens e de várias pessoas que representam, de certa maneira, o melhor e o pior de todos nós, ao mesmo tempo que tenta reflectir sobre as nossas acções, sobre o tempo, sobre o amor e sobre a nossa posição no nosso país, no mundo e no universo. Bárbara Branco descreve “muitas vezes a forma egoísta e racista com que nós lidamos com os migrantes e com todos os assuntos relacionados com a migração. É um tema muito duro, muito difícil mas, também muito atual e muito pertinente. É realmente um murro no estômago“.
A peça estará em cena até ao próximo dia 28 de maio, sendo que contará com sessões de terça a sábado às 21 horas, e ao domingo às 16 horas. O preço do bilhete é de 15 euros.