Versão original de «Dune» estreia no Canal Hollywood

Na véspera da aguardada estreia em cinema do filme Duna, o Canal Hollywood exibe a versão original deste filme de ficção científica produzido em 1984, da autoria do reconhecido realizador David Lynch.


Baseado no romance de Frank Herbert, lançado em 1965, tanto o filme original como o remake acompanham o Duque Leto Atreides que aceita governar um perigoso e deserto planeta chamado Arrakis, embora seja mais vezes chamado de Duna. Lá, é possível encontrar a substância mais valiosa do universo, chamada melange, uma droga que prolonga o tempo de vida de quem o consume.

A luta pelo domínio da especiaria que garante a juventude e só se encontra no dominado planeta Arrakis, provoca a luta entre os diversos povos do espaço. David Lynch renegou Dune e foi com ele que o produtor De Laurentis chegou à falência. Mas mesmo que este Dune não seja a versão de seis horas com a qual o cineasta americano sonhava, é ainda uma obra que transporta a marca inequívoca do seu autor.

Desmesurado épico de ficção científica e um festival de sensações, volumes e formas, percorrido por uma sensualidade hipnótica. O bestiário de Lynch colheu aqui uma das suas figuras de referência: os vermes gigantes que irrompem das areias como marcas do imaginário monstruoso de David Lynch, que escapa permanentemente ao controlo dos “stressados” produtores.

A estreia de Dune está marcada para esta quarta-feira, 13 de outubro, no Canal Hollywood.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Administrador do Quinto Canal desde 2014, integrando o projeto desde 2013. Responsável pelas principais coberturas musicais e televisivas. Gestor de conteúdos e redes sociais do Quinto Canal. Integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007. Quinto Canal - Sempre Consigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *