TVCine estreia «A Civil»
Norte do México, terra de gangues. A filha adolescente de Cielo é raptada, mas as autoridades recusam apoiar a busca. Cielo decide então tomar o assunto nas próprias mãos, abandonando o papel de dona de casa para se tornar uma vingativa militante.
A Civil conta a história de Cielo, uma mãe em busca da filha, que foi raptada por um grupo criminoso no norte do México. Sem ajuda das autoridades na busca, Cielo inicia a sua própria investigação e ganha a confiança e a simpatia de Lamarque, um tenente do exército pouco convencional que trabalha na região. Ele concorda em ajudar Cielo na sua busca, já que os dados da investigação dela podem ser úteis também para as suas operações. A colaboração de Cielo com Lamarque arrasta-a ainda mais para um ciclo vicioso de violência. O filme centra-se nessa montanha-russa emocional.
A câmara mantém-se próxima e nunca a perdemos de vista enquanto ela se transforma gradualmente de dona de casa em ativista vingadora. À medida que os acontecimentos se desenrolam, Cielo aproxima-se da verdade: descobre uma vala comum, obtém análises oficiais de ADN, confronta um dos presumíveis raptores. Mas a corrupção e a apatia impedem-na de encontrar uma solução. Até que o fim finalmente chega, imprevisível e inesperado…
Uma história inspirada em factos reais, A Civil é um filme da romeno-belga Teodora Mihai, que assina o argumento em parceria com o escritor mexicano Habacuc Antonio De Rosario. Arcelia Ramírez é a corajosa atriz principal, ao lado de Alvaro Guerrero, Jorge A. Jimenez, Ayelén Muzo e Mónica del Carmen. Um retrato duro e realista de um mundo dominado pela violência e pelo narcotráfico, para ver pela primeira vez na televisão portuguesa dia 11 de julho, terça-feira, às 22 horas, em exclusivo no TVCine Edition.
-
Leia também: «Babylon» estreia no SkyShowtime