“Ride For Your L1fe” conta a história de superação de 18 ciclistas profissionais que vivem com Diabetes

Documentário tem como objetivo sensibilizar para a doença e dá conhecer os desafios diários dos elementos que integram a Team Novo Nordisk, a primeira equipa de ciclistas profissionais do mundo onde todos os atletas vivem com Diabetes Tipo 1.

No dia 03 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, será exibido em Lisboa e no Porto, o documentário Ride For Your L1fe, uma história inspiradora e de superação que acompanha o dia-a-dia da Team Novo Nordisk, a primeira equipa de ciclistas profissionais do mundo, onde todos os atletas vivem com Diabetes Tipo 1. A exibição do documentário decorre nos cinemas NOS do Centro Colombo, em Lisboa e do NorteShopping, no Porto, às 11 horas, e será seguido de um debate onde atletas da equipa se juntam a convidados especiais para abordar a importância do exercício físico, enquanto parte essencial de um estilo de vida saudável, e inspirar todas as pessoas que vivem com diabetes a perseguir, sem limites, as suas aspirações. A exibição do documentário tem entrada livre apenas sujeita a registo no link https://rideforyourlife.pt/

Criada em 2012, a Team Novo Nordisk é composta por 18 ciclistas, de 13 nacionalidades, que pedalam unidos numa missão única: educar, capacitar e inspirar todas as pessoas que vivem com diabetes a perseguirem os seus sonhos. Em 2021, a equipa de ciclistas, os seus médicos, nutricionistas, mecânicos e pilotos de apoio, passaram o ano com o cineasta dinamarquês Peter Alsted, que acompanhou todos os momentos de preparação e de realização de provas que dão vida ao documentário agora lançado em Portugal.

Cada pedalada, cada respiração, os momentos altos e os momentos baixos, a resiliência e a superação, fazem do “Ride For Your L1fe” uma história de vida em que os seus protagonistas lutam, todos os dias, não só para terminar uma corrida de bicicleta e saírem vencedores, mas para sobreviver aos desafios da doença.

David Lozano e o Logan Phippen são dois dos elementos da Team Novo Nordisk que protagonizam o documentário e que vão estar nas sessões de exibição, em Lisboa e no Porto, para partilhar o seu testemunho.
O ciclista espanhol David Lozano, de 34 anos de idade, soube que tinha Diabetes tipo 1 aos 18 anos de idade quando começou a perder a visão do olho direito. Nessa altura, tinha acabado de se tornar profissional na equipa espanhola MSC Bikes, tendo sido considerado o melhor ciclista de montanha em Espanha.

No entanto, o seu gosto pelas bicicletas começou logo muito cedo. Aos 8 anos já competia em provas de BTT e passou a dominar o circuito espanhol durante toda a sua adolescência. Foi 11 vezes campeão nacional espanhol de BTT e Ciclocross e da sua carreira fazem parte vários títulos relevantes, entre os quais, o sexto lugar na Etapa 3 da Volta à Coreia (2015), o oitavo na Etapa 2 da Volta à Estónia (2018) e o oitavo na Etapa 2 da Volta ao Ruanda (2018). Em 2012, ingressou na Team Novo Nordisk e tornou-se um membro muito valioso para a equipa, na qual já participou em várias provas por todo o mundo. Através da sua presença na e do seu contributo para o ciclismo, David Lozano quer contribuir para que haja uma maior consciencialização sobre a doença, inspirando outras pessoas com Diabetes a seguirem os seus sonhos.

Logan Phippen nasceu em 26 de dezembro de 1992, no Canadá, e foi-lhe diagnosticado Diabetes Tipo 1 no início da sua vida adulta, aos 24 anos. O diagnóstico da doença motivou-o a seguir em frente com o seu sonho de infância e tornar-se um ciclista profissional, pois sabia que era uma doença que poderia controlar. Com a ajuda médica, uma semana após o diagnóstico da doença, Logan Phippen voltou aos seus treinos. Em 2016, entrou em contato com Team Novo Nordisk para fazer parte da equipa de Mountain Bike de elite, altura em que a equipa o convidou a integrar a equipa de ciclistas profissionais, acabando por aceitar o desafio. Logan Phippen experimentou uma temporada única, em 2018, onde conquistou 14 distinções top-10. O seu resultado mais marcante aconteceu na Roménia, durante o UCI Europe Tour de Bihor, onde terminou em 11º lugar no contrarrelógio individual.

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *