«Retrospetiva: João Botelho» é aposta do canal TVCine Edition para julho

João Botelho estudou Engenharia Mecânica, mas o vício do cinema foi mais forte, potenciado pela vida académica em Coimbra.


Chegou a ver 300 filmes num ano, foi cineclubista e fundou uma conceituada revista de Cinema. Assim, antes de ser cineasta, João Botelho foi um cinéfilo convicto. O seu mentor, Manuel de Oliveira, ensinou-lhe que o cinema é “ver e ouvir, que o que importa é o ponto de vista da câmara (e que só há um ponto de vista correto para cada cena), e que se não há dinheiro para filmar uma carruagem filma-se a roda, mas há que filmá-la bem”.

O seu cinema tornou-se assim um “cinema do tempo” em contraposição ao “cinema de movimento”. Paralelamente, o seu contributo para devolver o valor incalculável da literatura portuguesa é também inegável., e através da sua própria arte tem criado versões cinematográficas únicas de grandes clássicos. Com uma obra intemporal, os Canais TVCine homenageiam assim um dos realizadores mais marcantes do Cinema Português, com a Retrospetiva: João Botelho, emitido todas as quartas e quintas-feiras de julho, às 22 horas, em exclusivo no TVCine Edition.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Administrador do Quinto Canal desde 2014, integrando o projeto desde 2013. Responsável pelas principais coberturas musicais e televisivas. Gestor de conteúdos e redes sociais do Quinto Canal. Integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007. Quinto Canal - Sempre Consigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *