Cinema

Oitava edição de «O Dia Mais Curto» acontece em Dezembro

Pelo oitavo ano consecutivo, a Agência da Curta Metragem celebra O Dia mais curto do ano em Portugal, com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país, ao longo do mês de dezembro.


Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o solstício de Inverno anuncia a chegada da estação mais fria do hemisfério norte do globo terrestre. Se por um lado, a 21 de dezembro se assinala o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema. Celebra-se assim, ao mesmo tempo, a entrada na nova estação e a curta-metragem. A ideia que já alcançou uma dimensão internacional é atualmente celebrada simultaneamente em dezenas de países.

A Agência da Curta Metragem propõe cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul de Portugal continental e insular, com múltiplas sessões de cinema, consagrando assim a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção – cinemas, bibliotecas, escolas, televisões, transportes públicos, entre outros – em 19 localidades: Aveiro, Barcelos, Elvas, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Ribeira Grande, Setúbal, Tomar, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Real.

Neste evento que decorre entre 01 e 29 dezembro, é desafiada a criatividade dos programadores, pelo que as curtas-metragens serão exibidas em diferentes locais de projeção, dos mais tradicionais aos mais inesperados. Para além das sessões em sala, O Dia Mais Curto vai ser assinalado nos transportes públicos com exibições no Metro do Porto e será celebrado nas salas de aula de diferentes graus de ensino. À semelhança dos anos anteriores, O Dia Mais Curto também passará pela televisão, com programas especiais na RTP 2 e nos Canais TVCine, e pela Internet, com sessões no video on demand da Agência da Curta Metragem e na plataforma Filmin.pt, que apresentará a partir do dia 06 um programa muito especial de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata e onde será possível assistir à maior parte dos filmes de curta-metragem realizados por esta dupla criativa, responsável por uma das mais sólidas e singulares carreiras do cinema contemporâneo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.