Cinema

«Linhas de Wellington» é o filme português escolhido para a corrida aos Óscares

linhas_de_wellington

A Academia Portuguesa de Cinema apresentou o filme Linhas de Wellington, da realizadora chilena Valeria Sarmiento, como candidato de Portugal à nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro nos prémios norte-americanos de cinema.

Linhas de Wellington, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, recria um episódio da História de Portugal, a terceira invasão francesa no começo do século XIX, quando o general Arthur Wellesley, duque de Wellington, liderou um exército anglo-português e utilizou uma linha de fortificações que protegia Lisboa – as Linhas de Torres Vedras.

O filme deu ainda origem a uma série, que foi transmitida na RTP.

Segundo o júri, as razões que levaram à escolha deste filme prendem-se especialmente  por chamar a atenção para um episódio histórico importantíssimo e desconhecido internacionalmente, onde o cinema e a História e Portugal se encontram numa visão trágica da condição humana e da dura realidade da guerra que fazem reflectir sobre os êxodos contemporâneos de países em guerra.

Nuno Lopes, Carloto Cotta, Victória Guerra, Albano Jerónimo, Soraia Chaves, Maria João Bastos, Afonso Pimentel e Joana de Verona são alguns dos atores que fazem parte de Linhas de Wellington.

Os vencedores dos Óscares são conhecidos a 02 de Março de 2014.

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados