James Cameron acusado de plagiar «Avatar»
O autor do maior sucesso cinematográfico de todos os tempos, James Cameron, está a ser acusado de plágio pela obra Avatar. Um cidadão norte-americano, Eric Ryder, alega ser o autor da obra, a que chamou KRZ 2068, e exige agora que os direitos lhe sejam reconhecidos. Do seu lado está o juiz do Tribunal Superior de Los Angeles, que obrigou James Cameron a entregar os rascunhos do argumento de Avatar aos advogados de acusação. Contudo, o realizador negou o pedido do tribunal e não entregará nada referente ao filme. O processo, que começou em dezembro de 2011, parece estar longe de terminar e o queixoso já afirmou que se por preciso mostrará todos os backups que fez da sua história.
Esta decisão do tribunal surge semanas depois de o autor do filme A Vida de Pi, ter admitido que usou o livro brasileiro, Max e os Felinos como inspiração da sua história, sem no entanto ter pago pelos direitos de autor.
Sem fim à vista, o processo que envolve James Cameron e a sua produtora não deverá no entanto comprometer a produção da sequela do filme, prevista para 2015.