«IndieJúnior Allianz 2021» foi reagendado para maio

Depois do adiamento fruto do confinamento geral de janeiro, o evento reorganizará a sua agenda de apresentações, mantendo a sua programação para famílias nas salas da Casa das Artes, Maus Hábitos e Reitoria da Universidade do Porto.


O IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto acontece, este ano, entre 19 e 23 de maio. O pontapé de saída para a quinta edição do festival é dado a 15 de maio no Salão Nobre da Reitoria da UP, com uma sessão especial de warm-up. O programa escolar decorrerá nos estabelecimentos de ensino ao longo dos meses de abril e maio, com recurso a uma plataforma online criada para o efeito.

No total serão mostrados cerca de 50 filmes que aliam a diversão ao carácter educativo do cinema, num programa composto por uma competição internacional de longas e curtas metragens de produção recente. Em destaque no alinhamento de filmes, Fritzi – Um Conto Revolucionário, filme de animação que retrata os tempos da Alemanha dividida, vencedor do Prémio Escolas nesta edição de 2021. Também nas longas metragens, e vencedor de uma menção honrosa por parte do júri oficial do festival, Alice Júnior, filme brasileiro que acompanha a história do primeiro beijo de Alice, uma jovem trans youtuber, enquanto esta se vê obrigada a mudar para uma escola onde ainda imperam velhos preconceitos.

Nas curtas metragens, A Poeira do Mar, premiado pelo Júri oficial, uma tocante história sobre as relações familiares e as famílias mono-parentais. Temas fortes ainda na programação de 2021, as questões de género destacadas em RAPAZESRAPARIGASMIX, um documentário sobre uma criança intersexo; a morte e a forma como lidamos com eles em Daqui à Lua, de Sara Kolster; os impactos do capitalismo e da sociedade em que vivemos no equilíbrio do planeta em Normal, de July Cat, e o equilíbrio dos ecossistemas na longa de animação Bom dia Mundo!, de Anne-Lise Koehler e Éric Serre.

O alinhamento completa-se com uma sessão especial no Maus Hábitos e um debate em torno dos urgentes assuntos ambientais, que decorrerá no dia 19 de maio, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, com a participação de elementos responsáveis pela organização da recente Greve Climática Estudantil, da Extinction Rebellion e da Zero Waste Portugal.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Administrador do Quinto Canal desde 2014, integrando o projeto desde 2013. Responsável pelas principais coberturas musicais e televisivas. Gestor de conteúdos e redes sociais do Quinto Canal. Integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007. Quinto Canal - Sempre Consigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *