Filmin estreia em exclusivo o projeto «Cineastas Portuguesas»

No dia 31 de março, a Filmin Portugal estreia em exclusivo o projecto Cineastas Portugueses, uma série de entrevistas a 5 realizadores portugueses sobre o que os move, que tipo de cinema querem fazer e como abordam a sua obra, numa entrevista conduzida por Rui Pedro Tendinha.


Nesta primeira série, são entrevistados os realizadores João Pedro Rodrigues, Leonor Teles, Pedro Pinho, João Botelho e João Nicolau que darão as suas perspetivas sobre os seus filmes e sobre o próprio cinema português. Todas as quintas-feiras sairá uma entrevista sendo a última entrevista a 28 de Abril.

Os cineastas portugueses têm coisas a dizer. Falam pelos seus filmes e pelas imagens mas a grande maioria têm um discurso artístico relevante. Numa altura em que é preciso promover melhor o nosso cinema, surge uma série de conversas com realizadores que tenta ser uma coleção de testemunhos de um momento e um ideal de arquivo teórico para o futuro. Porque o cinema e as suas ideias têm de ficar registados, porque é importante perceber o que em 2022 um João Botelho tem a dizer sobre o seu cinema.

O cinema português são muitos cinemas e cada cineasta é um mundo. Segundo Rui Tendinha, responsável pelo projeto, “esta série não é um talkshow, é uma oportunidade para conhecermos melhor cinco nomes do nosso cinema, guiados pelo seu percurso por um jornalista que não desiste do cinema português”. Rui Pedro Tendinha, autor do programa Cinetendinha, emitido nos canais SIC, e ainda crítico no Diário de Notícias, diz ainda que “mais do que entrevistas a cineastas portuguesas, esta série de conversas pretende ser um registo, um arquivo para o presente e para o futuro. Arquivo e registo de ideias de artistas de cinema em Portugal. O que os move, que tipo de cinema querem fazer e como abordam a sua obra.”


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor e Gestor de conteúdos e redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, estando integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.