Cinema

Filme «Peregrinação» de João Botelho chega à HBO Portugal

O conhecido filho de João Botelho, escolhido por Portugal para concorrer aos Óscares e aos prémios Goya de 2019, está a partir desta semana disponível no catálogo da HBO Portugal.

Em março de 1537, aos 26 ou 28 anos, Fernão Mendes Pinto, fugindo à miséria e estreiteza da sua vida, partiu para a Índia em busca de fama e fortuna”. Assim começa este filme, no meio de uma terrível tempestade, que relata os sucessos e as desventuras deste escritor aventureiro que, ao longo dos 21 anos em que esteve no Oriente, foi “13 vezes cativo e 16 ou 17 vendido”. Mas, em vez da fortuna que pretendia, foram-lhe crescendo os trabalhos e os perigos. Aventureiro sim, mas também peregrino, penitente, embaixador, soldado, traficante e escravo, Fernão Mendes Pinto foi tudo e esteve em toda a parte. “Por extraordinária graça de Deus” regressou salvo para nos deixar um extraordinário livro de viagens, numa escrita hábil e fulgurante, carnal e violenta, terra-celeste. Esse livro de viagens, editado três dezenas de anos após a sua morte, transformou-se no primeiro best-seller da língua portuguesa, sendo traduzido e publicado em todos os reinos da Europa.

Peregrinação narra assim pedaços dessa observação aguda, exacerbada e exagerada que, na sua fascinante pressa de contar, aquele aventureiro dos sete mares nos deixou. Desventuras sim, mas também sucessos: o cometimento e a grandeza das descobertas ou “achamentos” de outras terras e de outras gentes, no século de ouro da História de Portugal. Um filme de aventuras! Realizado por João Botelho e produzido por Alexandre Oliveira, o filme é protagonizado por Cláudio da Silva, Cassiano Carneiro, Pedro Inês, Jani Zhao e Catarina Wallenstein, com a participação especial de Rui Morisson e Luís Lima Barreto, estando agora disponível na HBO Portugal.


Outras Notícias