Faro volta a receber nova edição do Shortcutz

O Shortcutz está de volta a Faro dia 20 de outubro para aquela que será a quarta temporada do evento por terras algarvias. A par do regresso estão também previstas algumas mudanças no formato do evento.

Shortcutz é um movimento internacional de curtas-metragens e é parte integrante do Labz, projeto da Subfilmes Creative Network. Labz é uma plataforma internacional e multidisciplinar de promoção e divulgação de talentos na área da cultura urbana. O evento começou em Lisboa em 2010 e posteriormente expandiu-se para Porto, Londres, Berlim e Amesterdão. O formato Xpress, adotado primeiramente em Viseu, chegou a Faro em outubro de 2014.

O objetivo é apresentar e divulgar ideias, projetos e pessoas ligadas ao conceito de curta-metragem. Em cada sessão são exibidas curtas em competição e uma convidada, existindo sempre a possibilidade de serem apresentados documentários – numa secção denominada Doc Xpress Faro. A par das curtas, o evento conta normalmente com a presença de convidados especiais e profissionais reconhecidos do meio cinematográfico.

Leia também: «Mamma Mia 2» contará com a participação de Cher

Até agora o Shortcutz Faro tinha lugar na Sociedade Recreativa Artística Farense – “Os Artistas”. Com o início da nova temporada o evento muda de local e será agora no café-bar Madalena, na baixa de Faro. As sessões passarão a ser mensais, nas quais serão exibidas 3 curtas-metragens a concurso e uma convidada. A entrada para o evento continua a ser gratuita.

No dia 20 serão apresentadas a curtas 78.4 de Tiago Amorim, Post-mortem de Belmiro Ribeiro e Survival Hands de João Mestre, sendo que a curta convidada é Black-Out2022 (curta de animação realizada por Shinichiro Watanabe). O convidado especial desta sexta-feira é João Mestre, realizador de uma das curtas a concurso.

Imagem: ©Shortcutz Faro

Inês Calhias

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *