Conheça os nomeados aos Prémios Sophia 2023

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) já revelou os nomeados para a 21ª edição dos Prémios Sophia.


Alma Viva, a longa metragem de Cristèle Alves Meira lidera com 13 nomeações, seguindo-se Nunca Nada Aconteceu, de Gonçalo Galvão Teles e Restos do Vento, de Tiago Guedes, ambos nomeados para 11 categorias. Já Lobo e Cão, de Cláudia Varejão, soma 7 nomeações.

Os atores Inês Castel-Branco e Lourenço Ortigão e o Presidente e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e Carla Chambel, revelaram a lista de nomeados para a edição de 2023 dos Prémios Sophia numa apresentação que decorreu na Sala Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa. Neste evento foi também divulgada a personalidade que será homenageada com o Prémio Sophia Carreira: Carlos Saboga.

Carlos Saboga, argumentista de referência do cinema português desde os anos 80, escreveu filmes de António-Pedro Vasconcelos, Luís Galvão Telles, Fernando Lopes, Raul Ruiz, Valéria Sarmento e Mário Barroso, tendo também escrito e realizado os seus próprios filmes. Nos Prémios Sophia, o argumentista venceu o galardão de Melhor Argumento Original em 2013 pelo seu trabalho em As Linhas de Wellington, e esteve nomeado em 2019 para a categoria de Melhor Argumento Adaptado com O Caderno Negro e em 2021, para a categoria de Melhor Argumento Original com o filme Ordem Moral.

A lista completa de nomeados está disponível aqui.

 


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *