Conheça as novidades do «Play 2021: Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa»

O Play está de volta à capital. Após uma pandemia que levou ao encerramento dos cinemas, à diminuição da produção de filmes e ao adiamento dos eventos do setor audiovisual, é recuperado o Cinema para Sonhar.


Este ano, e com novas datas, a oitava edição do Play acontece no último fim de semana de Junho (dias 26 e 27) e em Julho (dias 03 e 04, e 17 e 18), mantendo a programação para as famílias, nas salas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Júnior. Um dos destaques do Cartaz Play 2021 é o Cine-Concerto com Manuel João Vieira. a decorrer no dia 03 julho às 17 horas no Cinema São Jorge. O artista plástico, músico, cantor, candidato presidência, fundador e vocalista das bandas Ena Pá 2000, Irmãos Catita e Corações de Atum, e também professor na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, vai tocar ao vivo para quatro curtas-metragens dos realizadores italianos Giulio Gianini e Emanuele Luzzati.

O Play 2021 recorda ainda Vasco Granja. Várias gerações cresceram com os programas de Vasco Granja. O cinema de animação, oriundo de todo o mundo, de todas as épocas com todos os registos, desde o cinema mais experimental até aos filmes mais conhecidos de Walt Disney, chegou assim às casas de todos. A partir um trabalho de pesquisa com a filha de Vasco Granja, Cecília Granja, e com as antigas cassetes VHS que o próprio guardou com os seus programas, a equipa de programação Play desenhou uma seleção de cinema para a infância que mostra as simpáticas e criativas apresentações que o Vasco Granja fez para cada um dos filmes. Pela imaginação e sabedoria deste apresentador, revisitamos filmes e personagens como Bugs Bunny, Droopy, a Pequena Toupeira e a Pantera cor- de-rosa, e episódios das séries No País das Rodinhas, O Lápis Mágico, O professor Balthazar.

A Convidada Especial desta edição é a realizadora russa Natalia Chernysheva, que apesar de viver em França, tem estado sempre presente com os seus fantásticos filmes. As crianças e famílias vão poder conversar com a animadora e artista de personagens, e assistir a alguns dos seus trabalhos, nomeadamente à premiada curta-metragem Flocos de Neve. Já a portuguesa Inês Oliveira vai contar como é ser realizadora de cinema em Portugal. Após assistirem ao O Sapo e a Rapariga, os mais novos terão certamente muitas perguntas para lhe fazer.

Serão exibidos cerca de 150 filmes, selecionados entre o que de melhor existe atualmente na produção de cinema nacional e internacional. Mas esta é ainda a oportunidade de fazer acontecer. Os ateliês de cinema Play são uma referência para o público infantil e juvenil e prevê-se que, à semelhança dos anos anteriores, o Ateliê de dobragens esteja entre os mais concorridos e seja o primeiro a esgotar.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Administrador do Quinto Canal desde 2014, integrando o projeto desde 2013. Responsável pelas principais coberturas musicais e televisivas. Gestor de conteúdos e redes sociais do Quinto Canal. Integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007. Quinto Canal - Sempre Consigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *