«Alva» é emitido em exclusivo no TVCine Edition

Após cometer um crime, um homem refugia-se na floresta. É este o ponto de partida da primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa, Alva, que depois da estreia mundial no Festival de Roterdão e de uma breve passagem pelas salas de cinema chega agora à televisão portuguesa.


Henrique é um homem de meia-idade que foge para a floresta depois de cometer um crime grave. Sozinho com a natureza, as suas lembranças e sentimentos misturam-se entre a esperança de conseguir fugir e o peso na consciência pelo que fez. Num estilo progressivamente imersivo, vemo-nos transportados para esse espaço de solidão, questionando-nos sobre o que realmente move o protagonista.

Tocando temas como a desertificação do interior, o divórcio e a violência nos meios rurais, Alva é um drama levemente inspirado em crimes reais que tiveram lugar em Portugal, ainda que se assuma como um filme aberto a múltiplas interpretações. “Pretendi fazer um filme sem a clássica estrutura narrativa em que o público sabe desde o início quem são os heróis e os vilões. Não queria induzir o público a pensar de determinada forma sobre as personagens, queria que os espectadores se sentissem intrigados e inquietos durante todo o filme. No final, não há acusações nem absolvições”, afirmou Ico Costa.

Rodado em película 16mm na região de Oliveira do Hospital, Alva é protagonizado por Henrique Bonacho, um ator não profissional, num registo intimista e aberto à improvisação. Esta foi uma co-produção Terratreme Filmes, Un Puma, Oublaum Filmes e La Belle Affaire Productions, sendo que o filme venceu três prémios na XXV edição do Festival Caminhos do Cinema Português, incluindo Melhor Ficção, e é uma estreia a não perder dia 17 de outubro, domingo, às 22 horas, em exclusivo no TVCine Edition.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *