Cinema

A Caminho dos «Oscars» 2015: “Boyhood” conquista os Critics’ Choice Awards

Num clima de festa, a luta entre os dois candidatos mais fortes nesta época de prémios (BoyhoodBirdman) terminou de forma interessante. Enquanto Birdman levou o maior número de prémios da noite, foi Boyhood o vencedor nas grandes categorias.

Birdman conquistou os críticos de forma a ser galardoado com 7 prémios numa noite que premiou o cinema nos diversos géneros. Desde os prémios para Melhor Argumento Original, Cinematografia e Edição à dupla vitória de Michael Keaton nas categorias de Drama e Comédia Birdman revelou ser um grande favorito na corrida aos Óscares deste ano. De destacar também a eleição de Grand Budapest Hotel como Melhor Comédia, tal como na cerimónia dos Globos de Ouro e a eleição de Interstellar como o Melhor Filme Sci-fi/Horror do ano.

A nível de argumento, para além de Birdman, houve também lugar para galardoar Gillian Flynn pela adaptação do seu próprio livro, Gone Girl.

Patricia Arquette (Boyhood) e J. K. Simmons (Whiplash) levaram a melhor nas categorias de Melhores Actores Secundários enquanto que Michael Keaton (Birdman) e Jullianne Moore (Still Alice) viram as suas performances eleitas como as melhores do ano.

De destacar também a vitória de The LEGO Movie na categoria de Animação e a vitória de Richard Linklater na categoria de Melhor Realizador, pelo seu trabalho de 12 anos no filme Boyhood.

A fechar a noite, Boyhood foi eleito o melhor filme do ano, ultrapassando Birdman Grand Budapest Hotel na categoria. Será este um indício dos resultados da cerimónia dos Óscares? Em Fevereiro saberemos…

Artigos Relacionados