Videojogos

Inquérito demonstra que «FIFA» está a criar novos fãs da modalidade nos Estados Unidos

FIFA

De acordo com um inquérito realizado pela ESPN, divulgado no site oficial da Electronic Arts, a franquia FIFA está a criar mais fãs da modalidade, especialmente nos Estados Unidos. O inquérito da ESPN explora a relação entre os usuários dos jogos de futebol da EA e os fãs do desporto rei nos Estados Unidos, onde o futebol está ainda vários escalões a baixo de outros desportos em termos de popularidade. A tendência, no entanto, é para que isto mude nos próximos anos e, aparentemente, um dos fatores que estão a levar ao aumento da popularidade do “soccer” nos Estados Unidos é o título mais popular da EA.

Os números revelados pelo inquérito são significativos. 34% dos jogadores de FIFA nos Estados Unidos tornam-se eventualmente fãs de futebol profissional, e 50% dos jogadores alegaram ter ficado pelo menos mais interessados no desporto depois de começar a jogar FIFA. Tendo em conta estes números espetaculares, podemos afirmar que o jogo da EA talvez seja, neste momento, o maior embaixador do futebol nos Estados Unidos (sentimos muito senhor Beckham).

Outra informação surpreendente revelada por este inquérito é o número de fãs de FIFA nos Estados Unidos. Para um país habituado a ignorar o desporto rei (do resto do mundo, pelo menos) é algo chocante saber que os norte-americanos são seguidores assíduos da franquia principal da Electronic Arts. De facto, os Estados Unidos da América constituem o segundo maior mercado do mundo para o FIFA, dado sem dúvida algo surpreendente. No entanto, isto não quer dizer necessariamente que os Estados Unidos sejam o segundo maior mercado do mundo para videojogos de futebol em geral, já que 95% dos norte-americanos que jogam videojogos de futebol jogam FIFA, ao contrário do que acontece nos países europeus, asiáticos e latino-americanos onde a franquia da EA tem que dividir o mercado de forma mais equitativa com outros simuladores, especialmente o PES. Mesmo assim, não deixa de ser verdade que os norte-americanos são ótimos consumidores de videojogos de futebol, mesmo que não o sejam (ainda) de futebol profissional.

 

grafico EA

 

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:
fb-share-icon6773
Tweet 494

Artigos Relacionados