Especial Quinto Canal: Marcámos presença no TuFazes 2!

Teve lugar neste sábado a segunda edição do evento TuFazes, em Lisboa, e tal como na primeira edição, o Quinto Canal marcou presença.

Mas no que consiste este evento? No vídeo a seguir, a youtuber Hermy e Diogo Vasconcelos, dono da loja PressPlay no Porto (onde teve lugar a primeira edição) e membro da equipa responsável pelo videojogo português O Crime no Hotel Lisboa, explicam o que é o TuFazes! e como surgiu esta ideia.

[youtube id=”dqFuh-SkUpI” width=”620″ height=”360″]

O sucesso do evento no Porto levou a que os responsáveis decidissem levar o evento à capital para não só chegar a mais gente mas também para melhorar e diversificar o conceito do TuFazes. A adesão foi maior da que se estava à espera e no primeiro dia o pavilhão 4 da FIL recebeu centenas de fãs, que ansiosamente esperaram pelo seu momento com os seus youtubers favoritos. Tal repercutiu-se na fila enorme que se manteve durante horas a fio para recolher as assinaturas de Mr. Remedy, Hermy, Seymour, Feromonas, Mr. Nikki, DrM4ster, D4rk e Sir Kazzio. A procura foi tanta que os próprios youtubers tiveram um tempo muito reduzido de descanso de maneira a que conseguissem assinar o máximo de cartazes possível. Só mais tarde é que conseguiram participar nas várias atividades previstas do evento.

tu fazes_1

Esta edição foi repleta de concursos e competições o que entreteve e animou quem passou pela FIL. Ao dispor dos fãs estavam a PlayStation 3, Xbox360, Nintendo 3DS e WiiU, sendo que a verdadeira surpresa e que mais expectativas criou foi a apresentação da Xbox One pela primeira vez em Portugal. Alguns fãs tiveram a sorte de participar no concurso e jogar nesta consola Need for Speed Rivals. Nas outras consolas, os presentes puderam jogar Forza 5, FIFA 14, Super Smash Bros. Brawl, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3, Pokémon Art Academy, Dead or Alive 5, Mario Kart 8, Halo 4, New Super Mario Bros. 2, entre outros. Alguns fãs levaram as suas próprias consolas e outros levaram os seus PC’s. Num dos espaços foram inclusive criadas as condições para se proceder a um torneio de League of Legends. A competição que maior espaço ocupou foram os torneios de cartas. Várias mesas ficaram cheias de participantes que puderam jogar entre si Magic The Gathering, Pokémon, Yu-Gi-Oh, entre outros.

tufazes_2

tufazes_3

Outras novidades em relação a esta segunda edição foi a criação de um concurso de Cosplay e a presença de nomes da indústria dos videojogos de Portugal para a palestra Trabalhar na criação de videojogos em Portugal. No que toca ao Cosplay, estiveram presentes alguns fãs do género representando as suas personagens favoritas tanto de videojogos como de anime. A palestra foi sem dúvida um ponto alto no primeiro dia pois foi possível o público jovem ficar a conhecer uma realidade que muitos desconheciam.

tufazes_4

Estiveram presentes representantes da Immersive Douro, que tem no seu portefólio jogos como Johnny Scraps: Clash of Dimensions, Depths, Tap e Shrooms, o seu novo projeto; da Bica Studios, que lançaram o conhecido Smash It! Witch Adventures, analisado já no Inside Gaming (pode consultar o artigo aqui; da Wingz Studios, criadores do sucesso Falcão vs Aliens e do premiado Stringz; e esteve também presente David Amador, um trabalhador independente que desenvolveu Quest of Dungeons, um RPG simples e divertido. Os oradores falaram da sua paixão pelos videojogos desde crianças como a sua principal motivação para trabalhar na área e desenvolver conhecimentos. A indústria dos videojogos, apesar de ainda estar em crescimento, está a dar largos passos e muitos são os projetos nacionais que já têm relevo fora do país. Os próprios ainda explicaram que os cursos especializados para esta área só começaram a ser criados há pouco tempo mas que o que cada um precisa para ter sucesso é ter força de vontade e querer aprender. Basta ter um computador, a paixão pelos videojogos e muita vontade de pesquisar e aprender para criar um jogo. Deixaram como conselho à jovem audiência que os assistia que o ideal é conhecer pessoas que também tenham essa paixão e criar um grupo para a concretizar: “O videojogo não é só a ideia, o desenho (…) existe ainda a música, o design e a promoção”, esclareceu o representante da Wingz Studios. É importante não só ter a ideia mas também conseguir aplicá-la.

tufazes_5

Infelizmente não foi possível a nossa presença no segundo dia do TuFazes 2 mas a ideia que fica é que é um evento que veio marcar sem dúvida uma mudança positiva para os videojogos. Não só permitiu aos fãs conhecerem os seus youtubers gamers favoritos mas também proporcionou o convívio entre quem tem como paixão os videojogos e tudo relacionado. Resta esperar que o sucesso das duas primeiras edições leve à criação de mais eventos do género e, quem sabe, percorrer outras zonas do país.

Neste link poderão visualizar a nossa reportagem fotográfica do evento.

Assiste aqui à reportagem em vídeo 🙂

[youtube id=”8iZ_7fLdENc” width=”620″ height=”360″]

Inês Calhias

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *