“Festival da Canção 2014” – Final: Conheça a representante de Portugal na Eurovisão

festival-da-cancao-logo

Chegou a hora da verdade! O Festival da Canção de 2014 regressou à RTP para fazer a apresentação das músicas que se lançaram ao concurso. Uma delas vai representar Portugal este ano na Dinamarca em mais um Festival Eurovisão da Canção que vai para o ar em maio. Sílvia Alberto e José Carlos Malato voltam a apresentar as cinco canções e os resultados finais. Na semi-final o público escolheu as cinco canções que achou estarem à altura de nos representar lá fora.

Agora também eles têm toda a responsabilidade na escolha. São os telespetadores, através do televoto, a eleger a canção que irá representar Portugal em Copenhaga. Que as canções subam ao palco e que se volte a sentir e a apreciar o Festival da Canção.

Henrique Feist começou a festa com uma homenagem ao festival que hoje está no ar. Mais à frente voltou a fazer uma atuação memorável ao recordar todas as músicas que representaram o nosso país na Eurovisão, ao longo destes 50 anos de Festival.

[divider]

As canções

Canção nº 1 – Rui Andrade

Nº6 - Rui Andrade
Comentário:  Rui Andrade fez as honras ao ser o primeiro finalista a pisar o palco da final do Festival da Canção. A confiança e o à-vontade foram protagonistas na atuação de Ao Teu Encontro. Ainda assim, e sem colocar em causa as capacidades e o talento de Rui Andrade, não me parece ser a canção ideal para representar Portugal em Copenhaga.

Canção nº2 – Catarina Pereira

Nº1 - Catarina Pereira

Comentário: Mea Culpa tem sido uma das músicas mais comentadas nas redes sociais e nas páginas de partilha de videos. Em 2010 ficou em segundo lugar com Canta Por Mim e agora regressa com uma música que não se descola totalmente desta última. Esta atuação acabou por ser um pouco mais alegre e com ainda mais dinâmica. Uma das favoritas da noite, no entanto, não me convence

Canção nº 3 – Zana

Nº3 - Zana
Comentário: Uma vez mais exemplar. Zana trouxe Nas Asas da Sorte ao palco da final e fez uma atuação sem erros de primeira linha. Uma confiança exemplar e uma força que passou ao público. Uma música que poderia fazer sucesso lá fora. Uma das minhas favoritas à vitória.

Canção nº 4- Raquel Guerra

Nº8 - Raquel Guerra
Comentário:
Uma música de Nuno Feist que pode roubar a atenção aos telespetadores. Os sonhos, para Raquel Guerra, esão longe de serem roubados. O talento nato é evidente. Hoje no palco mostrou uma enorme capacidade de entreter o público e mostrou as suas reais capacidades.

Canção nº 5 – Suzy

suzy
Comentário: Suzy foi a última a apresentar a sua canção. Uma música com movimento e calor. Quero Ser Tua transportou os espetadores para os movimentos quentes de África. Outra das favoritas à vitória embora não esteja no meu leque de escolhas. Emanuel volta a apostar no Festival da Canção depois de já ter ido à Eurovisão igualmente enquanto autor.

[divider]

Vencedora

Depois de um ano afastado da Eurovisão, Portugal rendeu-se à evidência e voltou à competição europeia. A RTP voltou a transmitir o festival histórico que marcou uma grande parte da população portuguesa. 50 anos depois as canções mudaram, o mundo não é mesmo e até a Eurovisão deixou de ser um festival de cultura para se render à música comercial apesar de muitos países, como Portugal, continuarem a levar músicas das línguas de origem.

Depois das apresentações das canções finalistas surgiram as votações. As três mais votadas foram conhecidas: Mea Culpa, Quero Ser Tua e Ao Teu Encontro. De seguida Sílvia Alberto e José Carlos Malato anunciaram que a canção interpretada por Catarina Pereira e Suzy foram as duas mais votadas. Só faltava um momento: a do anúncio da grande vencedora. E ele chegou. A música que nos vai representar este ano em Copenhaga, na Dinamarca é:

Suzy – Quero Ser Tua
Letra e Música – Emanuel


[divider]

Até para o ano, em mais um Festival da Canção!

Análise: André Palma

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *