Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Quinto Canal

Especial Quinto Canal: Lisboa Games Week 2017

Lisboa Games Week

O Lisboa Games Week é um evento anual de jogos e tecnologia apresentado pela Worten, que tem lugar na FIL (Feira Internacional de Lisboa), onde ocorre diversas exposições de jogos e produtos relacionados. A LGW de 2017 aconteceu entre o dia 16 a 19 de novembro, ocupando o pavilhão 3 e 4 da FIL, e foi sem dúvida uma experiência agradável!

O evento tinha de tudo um pouco (e muito): torneios de League of Legends, Counter Strike Go, FIFA 2018 e Splatoon 2, venda de computadores, equipamento de PC gaming e consolas, zona retro, exposição de jogos indies em desenvolvimento e outros jogos a serem lançados, área de venda e de artistas, exposição de drones, VR sets e até área de exposição de equipamentos do exército português. Não importa o gosto em particular, certamente iria encontrar algo no Lisboa Games Week que fizesse valer a pena o bilhete! Contudo, para os fãs de gaming, esteve evento foi possivelmente um dos melhores do ano!

Apesar da grande variedade de atividades, algumas certamente tiveram mais impacto. Destaca-se a grande área de exposição da ASUS, onde ocorria os torneios de LoL e CS Go, cujos tais torneios juntaram imensos espectadores. Também foi possível ver a demonstração de outros produtos da ASUS, como os computadores da Republic of Gamers e o novo ASUS ZenPad 4. Para todos os fãs de League of Legends e CS GO, este é o local ideal para estar!

Para todos os interessados em ver e apoiar as novidades indies, a PlayStation Talents demonstrava diversos jogos em desenvolvimento, como Rise of Denial e Apex. Nesta área reservada aos indies, podíamos experimentá-los e ver as respetivas concept arts dos projetos. Quem sabe o próximo grande indie hit não esteve lá presente? Também na área da PlayStation foi possível experimentar diversos jogos e demos, tais como: Star Wars Battlefront 2, Sonic Forces, Destiny 2, FIFA 2018, Dragon Ball FighterZ, Ni no Kuni 2 Revenant Kingdom e Strikers Edge. Dos presentes destaca-se o Dragon Ball Fighter Z e Ni no Kuni 2 Revenant Kingdom, os quais ainda não foram lançados e que pude experimentá-los em primeira mão.

Pode consultar o álbum de fotos do evento aqui!

No Lisboa Games Week também agradou a todos os que gostam de um bom momento de nostalgia na zona retro. Neste espaço foi possível matar as saudades dos jogos arcades, como King of Fighters, Street Fighter 2, e até as antigas máquinas de Pinball! Bastava andar um bocado para encontrar de tudo: Mega Drive, Dreamcast, NES, Playstation (1), Nintendo 64, Ataris, máquinas Arcade, entre outros. Houve até a oportunidade de comprar alguns modelos de máquinas arcade, já com os jogos incluídos. Apesar de nem todos serem virados para os jogos retro, uma grande parte de nós não pôde esconder a nostalgia ao reviver os tempos dos arcades mais uma vez!

Para quem gosta dos jogos da Nintendo, bastou dirigir-se para a entrada do pavilhão 4 e encontrar a área reservada para a Nintendo, onde o público pôde participar em torneios de Pokkén Tournament, Splatoon 2, Mario Kart 8 Deluxe e ainda assistir a debates acerca dos jogos recentes e dos que serão ainda lançados. Durante o evento ocorreu o torneio de Splatoon 2, cujo a equipa vencedora irá representar Portugal no torneio europeu deste jogo. Para todos os que quiseram, houve a oportunidade de jogar Legend of Zelda Breath of the Wild, Pokémon Ultra Sun/Ultra Moon, Mario Maker (3DS), Splatoon 2, Mario Kart e Mario Odissey nas banquinhas presentes. Um espaço dedicado a todas as idades, onde todos poderiam divertir-se e até ganhar prémios nos torneios!

Leia também: «Comic Con Portugal 2017»: Conheça as mais recentes confirmações

Um dos locais que mais chamou a atenção no Lisboa Games Week foi sem dúvida o Worten Game Ring. Neste espaço ocorreu diversos jogos de FIFA 2018 e Pokkén Tournament num ringue, mas não somente jogos normais: jogos em que os jogadores estavam suspensos por uma corda… a rodar! Como se não fosse o suficiente, os jogadores de Pokkén puderam jogar com uma máscara de Wrestling… com os olhos tapados! Foi sem dúvida um momento muito divertido para os que participaram. Isso sem falar na t-shirt gratuita e pulseira recebida no fim da experiência!

Durante um evento temático de videojogos, não poderia faltar youtubers da mesma área que marcassem a sua presença. Alguns dos grandes youtubers portugueses realizaram uma visita e oferecem autógrafos a todos os corajosos que enfrentaram a grande fila formada. Entre os presentes estavam: Want, RicFazeres, Nuno Moura, Pi, Miss Mushrooms, JamieDrake, Malacueca, Nuno Agonia, Alvini, Ferp Channel, Tpein, NightmareVC, Hitz, Pedro Tim, Ruben Ex, DaizerPT, Windoh, D4rkFrame, Tiagovski e Chentric.

Para todos os que queriam uma pausa de tanto estímulo visual, que tal um pouco de exercício físico? A área da Bounce proporcionou animação com trampolins para todos os que experimentam. Também estava presente uma área reservada ao Exército (sim, o exército), em que deram a conhecer os equipamentos utilizados, tais como pistolas e viaturas, e também por a prova a capacidade física dos gamers com uma grande parede de escalada.

Leia também: «Loulé Game Fest» está de regresso em dezembro

Num evento como este não poderiam faltar cosplayers! Durante o evento, notou-se um abundante número, de variados animes, jogos e séries. O Lisboa Games Week até hospedou vários concursos, para todos os cosplayers mostrarem o seu trabalho e para todos os fãs verem seus personagens favoritos tornados reais!

Relativamente a área comercial do Lisboa Games Week, havia diversas lojas de merchandising de jogos e animes, desde t-shirts, canecas, porta chaves, réplicas de espadas e bonecos colecionáveis. Havia também diversas bancas de artistas, cujo os trabalhos manuais davam um toque mais personalizado as suas séries e jogos favoritos, onde se vendiam desenhos, autocolantes, porta chaves de feltro, colares, beads e peluches. A presença de artistas e os seus trabalhos deram um toque mais pessoal e orgânico a feira, onde não faltaram bons trabalhos e criatividade!

Em suma, o Lisboa Games Week foi um evento a repetir. Havia de tudo um pouco, e imensos jogos para experimentar. Aconselho a todos que cheguem cedo para evitar as filas gigantes, e que levem consigo boa disposição e amigos!

Neilson Júnior

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

Quinto Canal – #FazADiferença
4 Anos a Fazer a Diferença no mundo da Televisão / Séries / Cinema / Música / Jogos & Tecnologia
http;//facebook.com/quintocanal