Os melhores momentos do primeiro dia de «Rock in Rio Lisboa 2014» (25/05/2014)

Arrancou neste domingo a edição 2014 do Rock in Rio Lisboa. Entre música e animação, o Quinto Canal apresenta-lhe os melhores momentos do primeiro dia do festival.

As portas abriram pouco passava das 16 horas, e já se encontravam milhares de pessoas na fila para assistirem ao primeiro dia do Rock in Rio Lisboa 2014. Entre os vários nomes de artistas espalhados pelos vários palcos do evento, sem dúvida que a grande maioria veio para ver o cabeça de cartaz Robbie Williams, e o furacão da Bahia Ivete Sangalo, como foi possível constatar pelas vários opiniões recolhidas no recinto.

Mas ainda antes desses dois grandes concertos, que iriam encerrar a noite, o Palco Mundo foi inaugurado com uma agradável surpresa. À hora prevista, poucos segundos depois das 19 horas, Boss AC subiu a palco juntamente com Aurea, para um concerto diferente, onde o hip-hop e o soul se misturaram de uma forma bastante original, surpreendendo todos os presentes. Os grandes êxitos de ambos os cantores não foram esquecidos, fazendo os fãs cantarem em uníssono do início ao fim. O concerto chegou ao fim com o hit mundial de Pharrell Williams, Happy, que foi sem dúvida a melhor forma de aquecer o público para o resto da noite, que estava ainda a começar.

4

90 minuto depois, às 20H30 em ponto, foi a vez de o mundo assistir à estreia de Paloma Faith em terras lusas. Já com o cair da noite, a artista, que revelou estar ligeiramente doente, conquistou de imediato o público do Rock in Rio Lisboa ao falar em português. Vestida com um padrão xadrez vermelho, que se estendeu aos músicos e coros presentes em palco, o espetáculo que durou pouco mais que uma hora foi o suficiente para deixar os portugueses rendidos a seus pés, fazendo aos poucos a transição do soul para o pop, adivinhado o grande concerto que se seguia. Se dúvidas existiam sobre a presença da artista “desconhecida” num dia recheado de nomes já bem conhecidos, depressa essas dúvidas desapareceram, com o público a deixar-se levar pelos ritmos melancólicos, e não só, ajudados com a descida da cantora do palco para cumprimentar a multidão. Para encerrar da melhor maneira este espetáculo, Only Love Can Hurt Like This foi a música escolhida, o maior êxito da carreira de Paloma, deixando no ar a vontade de um regresso a Portugal, para um novo concerto.

3

A poucos minutos das 22 horas, os nervos e a ansiedade iam aumentando entre os fãs, à medida que se aproximava a hora de o grande cabeça de cartaz, Robbie Williams, subir a palco. Mas tudo isso desapareceu, dando lugar à euforia, quando à hora certa se fizeram ouvir os primeiros acordes de Let Me Entertain You, música que abriu o concerto. E a partir daí nunca mais parou, com as surpresas a acontecerem de música para música. Quem esperava um concerto só com êxitos de Robbie, acabou por ser surpreendido, uma vez mais, com o cantor a apostar em várias covers e vários medleys, sem nunca perder o ritmo. A festa fazia-se de música para música, com o artista vestido a rigor para a ocasião, mas também sem esquecer os seus grandes êxitos. Feel e Angels foram as escolhidas para o grande encerramento, de forma a que o público pudesse descansar e recuperar forças para o derradeiro concerto que se seguia. Depois de 12 anos, Robbie Williams tão cedo não esquecerá o seu regresso aos festivais, especialmente o fantástico público português.

Robbie 8

E para terminar a noite com chave de ouro, nada melhor do que tirar o pé do chão com Ivete Sangalo. Uma vez mais a horas, a artista que se encontra em plena fase de comemoração de 20 anos de carreira iniciou o seu concerto às 00 Horas com o vibrante Tempo de Alegria. Se todos nós já pensávamos que o furacão da Bahia tinha dado tudo nas edições anteriores do festival, eis que a artista nos brinda com mais um concerto contagiante, fugindo ao alinhamento inicialmente divulgado, e surpreendendo nas escolhas musicais. Se os êxitos mais recentes não foram esquecidos, como Dançando ou Amor Que Não Sai, também os seus grande êxitos de toda a sua carreira marcaram presença, como  Sorte Grande, Festa, e ainda Levada Louca ou Aréré. Encantada como sempre com o público português, Ivete Sangalo confessou sentir-se como uma rainha no nosso país, presenteando-nos no final com a boa notícia de que estaria de regresso a Portugal em 2015, para dois novos concertos em março, em Lisboa. Sem dúvida a melhor forma de encerrar o primeiro dia deste festival.

Ivete 3

Este primeiro dia do maior evento de música do mundo revelou-se um verdadeiro sucesso, especialmente nas redes sociais, com um feito inédito. A SIC, responsável pela transmissão dos concertos e emissões especiais nos seus variados canais temáticos, conseguiu colocar a  hashtag #RIR_SIC no top 5 dos assuntos mais falados do momento no Twitter, a nível mundial, ocupando o primeiro lugar ao longo de todo o dia no primeiro lugar a nível nacional.

O Rock in Rio Lisboa está de volta na próxima quinta-feira para dar início ao segundo fim-de-semana do festival. O Quinto Canal vai estar presente neste evento no domingo, 01 de junho, para acompanhar a estreia de Justin Timberlake em Portugal, e assim poder contar-lhe todos os pormenores em primeira mão.

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *