Sábado, 25 de Outubro de 2014
Quinto Canal

As músicas que marcaram 2013

Fabio Fernandes 31 de Dezembro de 2013 Uncategorized Sem Comentários

música 2013

2013 está cada vez mais próximo do fim e como tal começamos a olhar para tudo aquilo que passou neste ano. Foram muitas as músicas que fizeram as delicias de todos, desde os sons mexidos e descontraídos do verão até às baladas do outono.

O Quinto Canal traz agora à memória de cada um os grandes hits que passaram e voltaram a passar na rádio do carro, em casa ou no mp3 de cada um. De certeza que te recordas destas músicas:

Daft Punk – Get Lucky feat. Pharrell Williams

Uma das músicas que mais deve ter tocado na rádio durante este verão, e que continua até estes dias. Com um som inconfundível que nos leva para outros tempos, os Daft Punk puseram-nos a pensar que andamos a ouvir esta música há anos, quando na verdade a música saiu em abril deste ano. Sem dúvida que vai continuar por muito tempo ainda nas nossas rádios…

 

 Miley Cyrus – Wrecking Ball

A jovem Miley, que durante este ano lançou uma autêntica campanha para se afastar definitivamente de Hannah Montana, personagem do Disney Channel pela qual ficou internacionalmente conhecida, também deu muito que falar: Desde o seu novo visual às poses mais atrevidas, Miley conseguiu tornar-se num dos maiores alvos dos media ao longo deste ano que termina agora. De todo esse percurso ficou uma das músicas mais arrebatadoras da cantora e, talvez, do ano. Wrecking Ball mostrou uma Miley mais madura, com uma canção que certamente fez muita gente cantar dentro do carro ou no conforto do quarto.

 

Avicci – Wake Me Up

Outro dos sons que certamente marcou o verão de muita gente foi a música do jovem DJ de 24 anos Sueco, de seu nome Tim Bergling, mais conhecido por Avicci. Wake Me Up chegou em junho como um lufada de ar fresco que veio tornar as férias de muitos ainda mais descontraídas e cheias de energia. As rádios nunca mais a largaram e ainda hoje é presença recorrente nos tops de algumas estações. 

 Imagine Dragons – On Top Of The World

Esta é uma daquelas músicas que nos vão despertando o interesse porque simplesmente somos bombardeados por ela num anúncio de TV e, quando damos por nós, já não a conseguimos largar. Foram tantas as vezes que passou que ficou mesmo no ouvido, sendo também uma das músicas que marcou o ano de 2013. Como poderia não ser? ‘Cause I’m on top of the world, ‘ay, I’m on top of the world, ‘ay … 

 Justin Timbarlake – Mirrors

 Depois de mais de seis anos desde o lançamento do FutureSex/LoveSounds, Justin Timbarlake aproveitou o ano de 2013 para regressar ao mundo da música e um dos temas que marcam este ano que passou é certamente deste cantor. Mirrors, inspirada no seu grande amor, Jessica Biel, e no casamento dos seus avós, valeu a Timberlake uma das sete nomeações para os Grammy em Janeiro que vem. Lançado a 11 de Fevereiro, Mirrors conseguiu alcançar o número dois na Billboard 100.

Robin Thicke – Blurred Lines feat. T.I., Pharrell

Um dos grandes sucessos deste ano pertenceu também a Robin Thicke com as suas Blurred Lines. O single, que chegou ao mundo a 15 de Março, conseguiu destronar Get Lucky em número de vendas. Eh eh eh! vai ficar por muito tempo nos ouvidos de todos. Ainda neste natal uma certa rádio adaptou a música para a sua estação e dessa forma comemorou esta época natalícia, que passou até pelo Meo Arena, mas não digo quem foi… Eh eh eh!

Ylvis – What Does The Fox Say

Este é um daqueles casos que vão ganhando visibilidade de forma viral através do Youtube, apanhando de surpresa aqueles que criam o vídeo. Parece que já levamos com esta música há muito tempo mas o videoclipe saiu apenas em Setembro. Feita para promover o talk show de Ylvis, um duo de comédia norueguês, é, segundo a Google, um dos vídeos mais vistos do ano, com 276 milhões de visualizações. Resta-nos perguntar: Afinal que som faz a raposa?

P!nk – Just Give Me A Reason feat. Nate Ruess

Não foi à toa que chegou ao topo das tabelas em 20 países de todo o mundo. A música junta a já icónica Pink com a leveza e novidade de Nate Ruess num dueto que não poderia deixar ninguém indiferente. Apesar de ser de 2012, Just Give Me A Reason foi-se entranhando no dia-a-dia das pessoas e parece não querer  abandoná-lo. Será necessário dar mais razões para ouvir esta música?

Anselmo Ralph – Não Me Toca

A música já não é recente, chegou em 2011, mas só este ano ganhou o destaque suficiente para estar constantemente a passar nas rádios mais comerciais, Anselmo Ralph agradece. Este ano foi bastante positivo para o cantor, tendo conseguido encher o Campo Pequeno com gente a cantar a sua música. Até aqueles que não apreciam o estilo já devem ter dado por si a cantar um ou outro verso deste tema, confessem lá…

Bruno Mars – Locked Out Of Heaven

Este é outro tema que saiu ainda em 2012 mas só este ano ganhou visibilidade quando foi lançado como single pelo cantor, tendo levado Bruno Mars a vencer na categoria de Melhor Canção nos MTV EMA 2013. Bruno Mars passou também este ano, pela primeira vez, por Lisboa em novembro e esgotou o Meo Arena, estando ainda no topo da tabela mundial de vendas, com quatro milhões de exemplares vendidos do álbum Unorthodox Jukebox.

E vocês? Quais as músicas que marcaram o vosso ano? (:

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

22 anos, licenciado em Comunicação e Jornalismo (ULHT). Escreve em várias secções, com especial incidência na área da televisão, temática pela qual desperta grande interesse. Apaixonado por música, teatro e edição de imagem. Natural do Seixal, está no Quinto Canal desde Novembro de 2012.

ESCREVA UM COMENTÁRIO