«MasterChef Portugal» surpreende telespetadores com uma participante surda

É já esta noite que estreia em Portugal a segunda temporada de MasterChef. Depois da polémica despoletada na fase dos castings, Manuel Luís Goucha volta a entrar na casa dos telespetadores nacionais para dar a conhecer os novos talentos da cozinha nacional.

Entre os vários participantes encontra-se Maria Alves, de 41 anos, proveniente do Montijo. Mais do que estar casada com o marido do irmão de Fátima Lopes, a concorrente vai merecer destaque no concurso da TVI por ter uma deficiência auditiva. «Foi com muita satisfação que vimos pessoas como a Maria concorrerem ao programa. É a prova de que este é um formato que abrange toda a população e de que não há limites para os nossos candidatos. O essencial é terem gosto e jeito para a cozinha», diz uma fonte da estação de Queluz de Baixo.

À Notícias TV, o presidente da direção da Associação Portuguesa de Surdos, Jorge Rodrigues, ficou satisfeito com esta notícia: «É sinal de que não houve um processo discriminatório na seleção dos participantes, algo de extrema importância pois no mercado de trabalho nem sempre isso acontece».

Nas versões internacionais deste formato existiram já alguns casos de sucesso de participantes afetados por determinados tipos de deficiência. Christine Ha, cega, venceu o Masterchef USA em 2012, Bonny Porter, surda, destacou-se no MasterChef Australia Professionals em 2013, e John Hughes, com uma paralisia cerebral, deu nas vistas com os seus cozinhados no MasterChef Australia 2011.

Diogo Santos

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing e Publicidade. Tenho uma grave obsessão por audiências desde os meus 14 anos. Espanta-se quem me ouve dizer que praticamente não vejo televisão. No entanto, basta fazerem-me uma pergunta sobre esta categoria, e a resposta surge em segundos. Querem testar? ;)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *