Em Foco: «Casa dos Segredos 3»

Entre a Troika, manifestações que levaram milhares de portugueses à rua ou a entrevista de Pedro Passos Coelho, Portugal necessita de evadir-se. É preciso paciência, coisa que muitos já não possuem. Sem ela, surge o desespero, que causa situações como aquela que se verificou em Aveiro: jovem tentou imolar-se pelo fogo no final da manifestação. Decisões, críticas, falta de elogios, dinheiro, empréstimos, desemprego, ou tantos outros temas negativos preenchem a atualidade nacional.

Estamos vivos, pelo menos! Haja saúde, um pouco de paz e algum comer na mesa.

Com ou sem filosofias, afirmo que hoje não vou perder a estreia Casa dos Segredos 3. Pouco aprendemos com este reality show mas, com tantos problemas, porque não nos sentarmos no sofá durante algumas horas sem nos preocuparmos com nada? As vida de outras pessoas ultrapassam as nossas por alguns instantes e, de certa forma, conseguimo-nos distrair. A nova temporada do formato da estação de Queluz de Baixo começa dentro de minutos, e muitos vão ser os telespetadores a acompanhar esta estreia.

É verdade que pouco se vai acrescentar à televisão portuguesa. Um conjunto de pessoas vai tentar alcançar a sua fama no mínimo de tempo possível e, desse modo, ganhar uma elevada quantia de dinheiro em presenças em discotecas, sessões fotográficas e, quem sabe, alguns projetos no pequeno ecrã. Mais de 88 mil indivíduos se inscreveram para a terceira temporada da versão portuguesa de Secret Story e, sem dúvida alguma, que este número não deixa de ser uma preocupação. Afinal, não existem dúvidas de que a maior parte das pessoas ainda idealiza os seus «5 minutos de fama» de uma forma fácil.

Contra a falta de inteligência de alguns, muitos se vão poder divertir nem que seja por um dia. O duelo entre a Casa dos Segredos e Toca a Mexer começa na próxima semana, mas o desafio na casa mais vigiada do país inicia-se já esta noite. Teresa Guilherme é a anfitriã deste formato, dando início, a partir de hoje, a um novo ciclo na comunicação social dedicada a estes dois formatos. Qualquer que seja  a publicação que se adquira, ela vai ter, pelo menos, uma notícia sobre os reality shows em causa. Obviamente que essa realidade se vai repercutir no 5º Canal, mesmo que de forma controlada.

A Casa dos Segredos vende, e a estação de Queluz de Baixo sabe disso. Numa altura em que as audiências não ajudam o canal, talvez com esta estreia as atenções voltem a virar-se para ele. Gabriela tornou-se numa forte concorrente, assim como a Gfk que, até janeiro de 2013, tem de refazer o painel que diariamente possibilita o lançamento dos números pelos quais as estações de televisão se guiam.

Está preparado para esta aventura de 3 meses? Talvez. Apesar de toda a euforia à volta desta concurso, é difícil acreditar que durante os próximos tempos não se vai falar de outra coisa.

Diogo Santos

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing e Publicidade. Tenho uma grave obsessão por audiências desde os meus 14 anos. Espanta-se quem me ouve dizer que praticamente não vejo televisão. No entanto, basta fazerem-me uma pergunta sobre esta categoria, e a resposta surge em segundos. Querem testar? ;)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *